sexta-feira, 10 de julho de 2015

Secretário de agricultura Marcio Honaiser discute Zoneamento Ecológico e Econômico do Estado

Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE), também chamado Zoneamento Ambiental, tem como objetivo viabilizar o desenvolvimento sustentável a partir da compatibilização do desenvolvimento socioeconômico com a conservação ambiental. Este mecanismo de gestão ambiental consiste na delimitação de zonas ambientais e atribuição de usos e atividades compatíveis segundo as características (potencialidades e restrições) de cada uma delas. O objetivo é o uso sustentável dos recursos naturais e o equilíbrio dos ecossistemas existentes.
Assim, o ZEE deve se fundar numa análise detalhada e integrada da região, considerando os impactos decorrentes da ação humana e a capacidade de suporte do meio ambiente. A partir desta análise propõe diretrizes específicas para cada unidade territorial (zona) identificada, estabelecendo, inclusive, ações voltadas à mitigação ou correção de impactos ambientais danosos eventualmente identificados.
"Tivemos a honra de representar o Governo do Estado no evento promovido pela Seplan sobre Zoneamento Ecológico-Econômico, para que o estado participe da execução do ZEE da Amazônia Legal. O zoneamento é um importante norteador para o setor produtivo e para o desenvolvimento sustentável do Maranhão" disse,  Marcio Honaiser.
Considerando que cada zona terá características ambientais, sociais, econômicas e culturais distintas, vulnerabilidades e potencialidades próprias, o padrão de desenvolvimento delas não é uniforme. O ZEE valoriza essas particularidades, que se traduzem no estabelecimento de alternativas de uso e gestão que oportunizam as vantagens competitivas do território.


Nenhum comentário:

Postar um comentário