sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeitura de São Luís e UFMA firmam parcerias nas áreas de esporte e transporte


O prefeito Edivaldo recebeu na noite desta quinta-feira (23) a visita do reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado. O encontro resultou em um compromisso firmado entre as duas instituições para melhorias nas áreas de transporte e esporte. A realização do Festival Guarnicê de Cinema, o quarto festival mais antigo do Brasil e o maior do Maranhão, também foi pauta da reunião.
"Entre outros assuntos, hoje discutimos um grande passo que a Prefeitura dará para melhoria da prestação do serviço de transporte na cidade de São Luís. A unificação do cartão de trasporte e cartão universitário, que reduzirá as fraudes no sistema de transportes e facilitará o acesso do estudante ao transporte e à meia passagem. É uma grande alegria atender a essa aspiração da classe universitária", destacou o prefeito Edivaldo.
O convênio com a UFMA garantirá, além da unificação do cartão universitário e cartão de transporte, a instalação de um posto de atendimento para cadastramento biométrico e emissão do cartão no campus. O posto de atendimento trará mais praticidade aos alunos e atenderá também a comunidade no entorno da cidade universitária.
"Comemoramos hoje a parceria não só no que se refere à unificação dos cartões, mas também ao atendimento que será garantido aos alunos dentro do campus universitário, pois antes tínhamos que nos deslocar aos postos de atendimento, que são distantes da universidade. Comemoramos também o atendimento da comunidade local, que agora poderá ser atendida aqui também, sem precisar se deslocar para outros bairros da cidade", explicou o coordenador geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE), Cleison Moreira.
"Esta é uma reividicação justa do DCE da UFMA, para que a gente possa atender e melhorar a vida do estudante, que muitas vezes passa o dia dentro do campus e não tem tempo para se deslocar para outros pontos de atendimento. Nada mais justo que oferecermos esse serviço em um espaço que hoje já conta com o corpo de quase 25 mil alunos", disse o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros. O titular da SMTT destacou ainda que, a partir do dia 1º de agosto, todos os estudantes poderão contar com a recarga embarcada sem precisar ficar em filas nos postos de recarcarga nos terminais de integração.
OUTRAS AÇÕES
O Festival Guarnicê de Cinema, que em 2015 completa 38 anos e tem uma grande visibilidade para o estado. Este ano, o festival vai contar com a parceira da Prefeitura de São Luís. "Teremos a felicidade de contar com a parceria do poder público municipal e, com certeza, o festival será um sucesso, com a presença de vários projetos nacionais, que já estão sendo selecionados. Com essa parceria, quem ganha é o público do cinema local e nacional também", explicou Natalino Salgado.
A parceria entre a Prefeitura e a UFMA para realização do 10º Congresso Nacional do Esporte e saúde, que acontece no mês de novembro, também foi discutida. Será a primeira vez que o encontro acontecerá em uma cidade nordestina. "Será um momento de grande importância, no qual receberemos um público de mil pessoas, inclusive de outros estados, entre alunos, profissionais e pesquisadores. Precisamos de apoio financeiro, logístico, para conseguir fazer um grande evento", contou o professor Emanuel Salvador.
O reitor Natalino Salgado comemorou a parceria. "A Universidade comemora essa parceria com a Prefeitura para implementar as ações que precisamos e que vão contribuir para formação da sociedade. Ao mesmo tempo, agradecemos ao prefeito Edivaldo, que nos reconhece como um grande centro de conhecimento. As parcerias resultarão em beneficios não só para os estudantes, mas também para a sociedade como todo", comemorou Natalino Salgado.
Participaram também da conversa os secretários municipais Lula Fylho (Governo) e Diogo Lima (Urbanismo e Habitação).


Nenhum comentário:

Postar um comentário