sexta-feira, 24 de julho de 2015

Prefeitura participa de seminário de inspeção sanitária e comercialização na agricultura familiar

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participou nesta quinta-feira (23) do Seminário de Inspeção Sanitária e Comercialização na Agricultura Familiar realizado pelo governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF). O evento teve como objetivo contribuir com a transmissão de conhecimento para que ações institucionais de comercialização dos produtos da agricultura familiar sejam realizadas adequadamente.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, destacou os programas voltados para a alimentação adequada nas escolas. "A alimentação escolar é um dos meios que favorecem o direito do aluno à educação. O prefeito Edivaldo, com esta ação precursora no nosso Município, fortalece as políticas educacionais concretizadas por meio de programas suplementares, facilitando o acesso e a permanência do aluno na escola", disse.
Durante o evento, a Semed realizou uma exposição da execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Rede Municipal. "Através dos recursos do PNAE, por meio de uma articulação entre as secretarias municipais de Educação (Semed), Segurança Alimentar (Semsa) e Agricultura, Pesca e Abastecimento (Semapa), a Prefeitura garante uma alimentação de qualidade, com produtos da safra e que supram as necessidades nutricionais dos estudantes e o fortalecimento da economia local e da agricultura familiar", ressaltou a superintendente da área de Apoio ao Educando da Semed, Samira Simas.
A Prefeitura de São Luís beneficia mais de 80 mil crianças da rede municipal de ensino com produtos oriundos da agricultura familiar. Esta é uma ação pioneira no Município, que inclui gêneros alimentícios produzidos por agricultores locais na complementação da merenda escolar.
O governador Flávio Dino ressaltou o interesse do Estado em apoiar iniciativas como essa. "Nós buscamos fortalecer esses programas naquilo que é mais importante, a agricultura familiar. O governo aplicará ainda mais em ações para ampliar a produtividade, a melhoria da qualidade de vida e elevação da renda no campo. Reafirmamos o nosso compromisso e percepção com o trabalho em prol da agricultura do Maranhão", destacou Flávio Dino.
O secretário da Agricultura Familiar do Estado, Adelmo Soares, parabenizou a Prefeitura por beneficiar a rede municipal com alimentos dos agricultores locais. "Quero parabenizar a Prefeitura de São Luís em nome do secretário de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, por já utilizar na rede os 30% para a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar para a merenda escolar da rede municipal; é um fortalecimento", disse.
De acordo com Ivanilde Costa Pereira, agricultora da Associação Coquilho que fornece alimentos para merenda escolar das escolas municipais, a iniciativa, além de introduzir diversos alimentos nutritivos no cardápio escolar, articula o desenvolvimento rural fortalecendo a renda, a permanência do produtor no campo e a qualidade de vida das suas famílias.
"Somos mais de 200 agricultores que servem as escolas municipais com os produtos gerados por nossas hortas. Essa parceria através dos programas nos mostra um futuro melhor e uma maior qualidade de vida para nossas famílias. Hoje, eu sei que posso sonhar e realizar meus sonhos", disse Ivanilde Costa Pereira.
Também estiveram presentes no seminário o presidente do Instituto Maranhense de Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Felipe de Holanda, a representante da companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Luciana Araujo de Oliveira, o secretário da Casa Civil, Marcelo Tavares; o deputado estadual Paulo Neto, além de agricultores familiares e representantes de associações rurais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário