segunda-feira, 20 de julho de 2015

Maranhão bate recorde de vacinação contra febre aftosa



O Maranhão apresentou o maior índice de cobertura vacinal contra a febre aftosa desde a primeira campanha, realizada em 2002. O estado possui 98,82% do rebanho bovino e bubalino vacinado, condição que mantém o Maranhão competitivo na comercialização de produtos de origem animal. Os resultados foram divulgados em entrevista coletiva concedida pelo vice-governador, Carlos Brandão, o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, e o presidente da Agência Estadual de Defesa Agropecuária, Sebastião Anchieta, na manhã desta segunda-feira, 20.
O estado superou a meta estabelecida pelo Ministério da Agricultura de 90% do gado imunizado, ultrapassando a média nacional. “Este é o maior recorde da história do Maranhão, um dos pré-requisitos para manter o nosso estado competitivo na comercialização dos produtos no Brasil e no exterior. Depois de 13 anos, alcançamos a maior cobertura vacinal do estado”, disse Sebastião Anchieta.
Desde a primeira campanha, foram realizadas 27 etapas de vacinação, e em maio deste ano, foi registrado o maior recorde com mais de 7 milhões de bois e búfalos livres da aftosa com vacinação.
Honaiser - titular da Sagrima  com Brandão e Anchieta
“Este é um recorde fruto do trabalho de toda a equipe da Aged e da Sagrima. Vamos manter o Maranhão com a certificação de livre de febre aftosa com vacinação, o que permite vendermos para outros estados e países a nossa carne. O Porto do Itaqui esta se adequando e até o próximo ano poderemos exportar”, destaca o secretário Márcio Honaiser.
Segundo o relatório divulgado pelo Ministério da Agricultura, o Maranhão apresenta a 6ª maior cobertura vacinal dos 17 estados brasileiros que já apresentaram o relatório referente à primeira etapa de 2015. Por ano, são realizadas duas etapas de vacinação, uma em maio e outra em novembro. Em 2012 e 2013, houve uma queda no número de animais vacinados. Em relação à última campanha do ano passado, o Maranhão registrou aumento de 8 mil novos bois e búfalos vacinados, segundo o levantamento da primeira etapa de 2015 divulgado pela Agência Estadual de Defesa Agropecuária.
“A expectativa do Governo do Estado é a de que na segunda etapa da campanha - que será realizada em novembro -, quando ocorrerá a vacinação de todo o rebanho, continue esse compromisso do produtor com a manutenção do status sanitário do Maranhão. Reforçamos que é importante que cada um se comprometa com a campanha de vacinação, para que o Maranhão possa competir em igualdade com o mercado internacional. Caso as condutas não sejam seguidas, a perda financeira pode ser muito grande, tanto para o nosso estado, quanto para o nosso país. Além de se tornar onerosa para o pequeno criador, que corre o risco de não se reerguer após um prejuízo como esse”, ressaltou o vice-governador, Carlos Brandão.


Os dados completos da primeira etapa da vacinação contra febre aftosa 2015 estão disponíveis no site ma.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário