quinta-feira, 23 de julho de 2015

Prefeitura realiza ação socioeducativa de férias na comunidade rural de Jacamim

A participação e o interesse dos pais no dia a dia escolar podem estimular positivamente o desenvolvimento dos seus filhos. Por esse motivo, a Prefeitura de São Luís, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na manhã desta quarta-feira (22), na comunidade de Jacamim, uma ação socioeducativa visando a integração da família ao ambiente escolar. O evento, que é uma atividade do calendário de férias, aconteceu na Unidade de Ensino Básico (U.E.B) Nossa Senhora das Mercês e envolveu alunos, pais e pessoas da comunidade.
"O prefeito Edivaldo desde o início de sua gestão busca o fortalecimento da capacidade de atuação da administração pública, a fim de garantir a boa execução e perenidade das políticas educacionais dentro e fora da escola. Com esse propósito, atuamos de forma a garantir uma maior participação dos pais no processo de aprendizagem dos estudantes com várias atividades lúdicas", ressaltou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho.
A comunidade que foi prestigiar a ação teve acesso aos serviços de aferição de pressão, teste de glicemia, corte de cabelo, limpeza de pele, entrega de preservativos, além de receber orientação social sobre o Programa Bolsa Família, participação de oficinas de sandália e tiara com enfeites de balão e confecção de bonecas de pano.
Na ocasião, foram oferecidas para as crianças atividades de pintura facial, leitura, momentos culturais, vacinação, higiene bucal, esporte, entre outras brincadeiras. "Essas atividades na escola são muito legais, me divirto muito e a gente aprende bastante com essas oficinas de forma bem dinâmica", disse Alan Costa, 11 anos. "A oficina de leitura é o que mais gosto; eu viajo com as historinhas, a professora nos diverte muito", opinou Ailton Oliveira Nascimento, 11 anos.
Teotônio Bezerra de Souza, presidente da Associação dos Moradores de Jacamim, ressaltou a importância das atividades socioeducativas para a comunidade. "O prefeito Edivaldo Holanda Júnior e a Secretaria de Educação estão realizando um grande trabalho na comunidade, é uma conquista nossa fazer parte de uma série de atividades que tem como objetivo trazer a comunidade para dentro da escola. Quero agradecer também a diretora Maria de Jesus pelo papel desempenhado e por sempre atender bem as nossas crianças, uma vez que a cidadania é construída em parceria, e nós podemos contar com o apoio da Prefeitura", destacou.
As atividades foram desenvolvidas por meio da parceria entre as secretarias municipais de Educação (Semed), com a Unidade Básica de Saúde do Coqueiro, da Criança e Assistência Social (Semcas), por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras - Estiva), e de Saúde (Semus), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE).
As duas filhas de Cássia Silva Barbosa, Anna Kevilin de 3 anos e Leciane Barbosa Santos de 5 anos, estudam na escola. Para as mães dos estudantes que fizeram questão de participar das atividades, o momento é muito importante para a educação dos seus filhos. "Esse tipo de trabalho faz com que eles aprendam mais, de uma forma bastante divertida. E nós, pais, passamos a ter uma convivência melhor com os professores e com nossos próprios filhos", disse Cássia Barbosa.
"As atividades nos contagiam e sentimos de verdade o desejo de participar ativamente. Eu sempre estou aqui na escola e acho tudo maravilhoso, os profissionais da área da educação e da saúde são muito atenciosos; trouxe minha filha de 11 anos para receber a injeção do HPV e também se divertir nas oficinas com os amigos", disse Adenilde Pereira Amorim, 35 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário