segunda-feira, 6 de julho de 2015

Missão japonesa virá ao Brasil para visitar frigoríficos e fazendas

O Ministério da Agricultura informou nesta segunda-feira, 6, que uma missão japonesa virá ao Brasil para visitar laboratórios, frigoríficos e fazendas. O objetivo é liberar autorizações para a venda de carne bovina termoprocessada para o país asiático. Desde 2012, o Japão mantém um embargo ao produto brasileiro em função de um caso atípico de vaca louca.
As negociações ainda estão em andamento e a ministra da Agricultura, Kátia Abreu, está em Tóquio. Além da carne, a ministra também apresentou potenciais oportunidades de investimento por meio do Programa de Investimento em Logística, lançado no mês passado.
Nesta segunda-feira, 6, as autoridades japonesas receberam documentos de análise de risco e dentro de 30 dias devem abrir uma consulta pública. Em nota, a ministra afirmou que espera que a as barreiras à exportação de carne bovina termoprocessada sejam derrubadas até agosto.
Kátia Abreu informou ainda que trabalha liberação da carne bovina in natura até dezembro, quando a presidente Dilma Rousseff visitará o país asiático. Segundo o ministério, esse produto nunca teve acesso ao mercado japonês.
"Sabemos da preocupação do Ministério da Saúde. Por isso, queremos, com muita compreensão, que o governo japonês conheça de fato o sistema brasileiro de defesa, porque temos certeza que eles eliminarão suas preocupações", disse na nota.

 Fonte: Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário