domingo, 12 de julho de 2015

Governo do Estado discute implantação do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento

Com o objetivo de coordenar ações integradas na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, voltadas para o abastecimento do estado e geração de emprego e renda, o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (SEPAB) foi instituído por decreto, no dia 11 de junho. Para discutir a implantação do sistema, o governador Flávio Dino reuniu-se na quarta-feira (8), com os secretários representantes das pastas que o compõem: Agricultura Familiar, Agricultura e Pecuária, Pesca e Aquicultura, Desenvolvimento Social, Indústria e Comércio, Trabalho e Economia Solidária, além da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), vinculada à Sagrima, Porto do Itaqui e Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Flávio Dino acredita numa grande mobilização das cadeias  
Nessa primeira reunião, os órgãos definiram como cada órgão atuará na efetivação das estratégias contidas no plano, entre elas, o fortalecimento das cadeias produtivas, a municipalização da produção e abastecimento e a instalação de Espaços do Empreendedor Rural.

“O SEPAB é uma das ações previstas no Plano Agrícola e Pecuário do Maranhão e significa o esforço conjunto das secretarias ligadas ao setor para cumprir o compromisso do governo Flávio Dino, no sentido de aumentar a produção e o abastecimento do estado, proporcionando mais comida na mesa e mais riqueza para os maranhenses”, ressaltou o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.

Márcio Honaiser, sec. da Sagrima  
Entre as atribuições do Sistema Estadual de Produção e Abastecimento está também coordenar, acompanhar, analisar e avaliar programas e ações dos planos estratégicos específicos e do Plano Plurianual – PPA, que está sendo elaborado com a participação da sociedade, através da realização de plenárias onde representantes de instituições e de órgãos públicos apresentam suas contribuições.

Para o secretário de Indústria e Comércio, Simplício Araújo, a implantação do SEPAB está sendo feita com toda celeridade possível. “Estamos analisando todas as oportunidades. A intenção do governador Flávio Dino é acelerar os trabalhos das secretarias, para que, assim, possamos contribuir para o crescimento da economia maranhense e do Maranhão”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário