terça-feira, 23 de junho de 2015

UFMA INAUGURA CONJUNTO DE OBRAS NO CAMPUS CHAPADINHA

Chapadinha - O Centro de Ciências Agrárias e Ambientais - CCAA - de Chapadinha viveu na manhã da última segunda-feira, 22, um dia marcado pela inauguração de um conjunto de obras no campus. O reitor Natalino Salgado, acompanhado de membros da administração superior da UFMA, entre eles a reitora eleita Nair Portela, do diretor do Centro, Jocélio Araújo, do senador Roberto Rocha e da prefeita Maria Dulcelene Pontes, inauguraram o restaurante universitário, a biblioteca setorial, o prédio do Programa de Pós- Graduação em Ciência Animal; o ginásio poliesportivo; a fazenda experimental; a academia de ginástica ao ar livre; o Museu de História Natural e o complexo de máquinas, implementos e insumos agropecuários.

A entrega das obras faz parte do projeto de interiorização da Universidade Federal do Maranhão que visa promover a melhoria na infraestrutura dos campi do continente e dar suporte adequado ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão. Um exemplo dessa melhoria é implantação da nova biblioteca setorial. Segundo a bibliotecária, Alexsandra Martins, a biblioteca do CCAA inovou em serviços disponíveis para comunidade acadêmica. ”Atualmente, a biblioteca conta com 2.719 títulos e 9.468 materiais. Foi inserido o acervo digital e criada a sala de leitura”, acrescentou.

A cerimônia de inauguração contou ainda com as presenças da pró-reitora de Extensão, Marize Aranha, da pró- reitora de Assuntos Estudantis, Cenidalva Miranda, da assessora de Interiorização da UFMA, Raimunda Marinho; de  diretores dos campi de São Bernardo, Pinheiro, Codó e Bacabal, além de diretores de centros e professores do campus São Luís.

O diretor do CCAA, Jocélio Araújo, disse que a entrega das obras é o coroamento de um longo trabalho, iniciado em 2007. “Há oito anos nosso corpo docente era formado por apenas 32 professores, hoje temos 60”, ressaltou. A evolução do corpo docente aliada aos investimentos em estrutura física rendeu bons frutos para o CCAA. Os curso de agronomia e zootecnia têm conceito 4, foi criado o curso de engenharia agrícola, o primeiro do Maranhão, e o campus Chapadinha abriga o primeiro mestrado do interior: ciência animal. O conjunto de obras permitirá que novos cursos e programas de pós-graduação sejam criados, para que o campus se torne uma referência no ensino superior no interior do estado.

O reitor Natalino Salgado lembrou que ao assumir o desafio era muito grande, pois os campi não produziam nem conhecimento e nem ciência. “Era preciso elevar a autoestima dos profissionais da Universidade e investir em recursos humanos”, disse. Hoje, vê que o esforço rendeu bons resultados. “A Universidade cresce não só em aspecto físico, mas em consciência política. A inauguração dos espaços é simbólica, pois o principal, no campus Chapadinha, já foi feito: a formação de profissionais competentes que conseguem ir além da sua graduação, pois saem com uma visão política e social para mudar o país”, declarou.

O senador Roberto Rocha destacou o empenho da administração da UFMA em se fazer presente no interior do Maranhão. Firmou, ainda, o compromisso em apoiar e incentivar o desenvolvimento do ensino superior e a interiorização da Universidade. Roberto Rocha disse que a mudança social começa pelo ensino. “O principal crescimento social é o emprego, mas só através do conhecimento vemos esse resultado”, revelou.

Durante a cerimônia de inauguração das obras o senador Roberto Rocha foi homenageado com uma placa de agradecimento por ser um dos principais colaboradores da UFMA, tendo destinado recursos de emendas parlamentares à instituição, quando no mandato de deputado federal. O ex-deputado Gastão Vieira também seria homenageado, mas não pôde comparecer e receberá a placa em outra ocasião



Nenhum comentário:

Postar um comentário