segunda-feira, 29 de junho de 2015

Arraial da Cidade é sucesso de crítica e público em São Luís




O Arraial da Cidade, localizado no bairro da Cohama, tem sido sucesso de crítica e público desde a inauguração, no último dia 12. Diariamente, o espaço recebe milhares de pessoas, entre autoridades e anônimos que, além de prestigiar a apresentação dos grupos folclóricos, procuram degustar a culinária típica do período.

Para o idealizador do arraial, o vereador Astro de Ogum, o sucesso é reflexo do árduo trabalho que desenvolve em prol da cultura maranhense há mais de uma década. “Estou muito feliz com o feito alcançado. O sucesso de público e crítica não apenas evidencia o que muitos insistem em negar, digo, o trato diferenciado que sempre dispensei a cultura maranhense”, disse o vereador.
 
Uma programação diferenciada, com tudo que existe de melhor no movimento cultural maranhense, foi montada pelos organizados. Brincadeiras dos quatro cantos do Estado não foram esquecidas, como a quadrilha Matuto do Rei, oriunda do município de Açailândia, que dançou no palco do Arraial da Cidade no dia 24 de junho.

“Desde a inauguração já estive aqui várias vezes trazendo a minha pequena Brenda, de apenas seis meses, bem como a minha mãe de 96 anos, e mesmo nos dias de grande público, como o show da cantora Alcione e o cortejo em homenagem a São João, na contramão do que ocorre no restante da cidade, nenhuma confusão foi registrada. Este espaço foi montando pensando em atender a família como um todo, ou seja, do mais velho ao mais novo. O arraial é simplesmente lindo”, concluiu Andressa Gomes, moradora do bairro da Cohama.

“Embora sendo um sentimento muito feio, fico com um pouco de inveja ao vê esse arraial, pois tínhamos tudo isso ao nosso alcance, lá na Vila Palmeira, mas por questões políticas, estamos precisando nos deslocar. As pessoas que se espantam como a beleza do espaço é porque não conheciam o trabalho do vereador. Diferentemente do que tentam propagar, toda essa estrutura sempre teve no Arraial do Parque Folclórico da Vila Palmeira”, disse com saudosismo a dona de casa Ana Paula Gomes, moradora na Vila Palmeira.

Por conta do sucesso, diversas brincadeiras estão se oferecendo para se apresentar, inclusive, dispensando o pagamento de cachê. “Hoje subir ao palco do Arraial da Cidade é motivo de orgulho, pois aqui tem quem possa nos assistir”, pontuou Sérgio da Anunciação, dono de um pequeno grupo de tambor de crioula na área Itaqui Bacanga.

Além do vereador Astro de Ogum, o Arraial da Cidade teve o apoio do senador Roberto Rocha e do prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Junior.



Nenhum comentário:

Postar um comentário