quinta-feira, 18 de junho de 2015

Governador Flávio Dino lança primeiro Plano Agrícola e Pecuário da história do Maranhão

Em evento realizado no Palácio dos Leões, nesta quinta-feira, 18, o governador Flávio Dino lançou o primeiro o Plano Agrícola e Pecuário (PAP) da história do Maranhão, elaborado por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Pecuária, com ampla participação da sociedade e órgãos governamentais municipais, estaduais e federais do setor produtivo.

Com a criação do Plano, o Maranhão amplia o seu acesso ao mercado mundial, aumenta a produção de alimentos para o abastecimento estadual e fortalece todos os setores sociais envolvidos com a Política Agrícola do estado. “Para que o Maranhão avance precisamos agregar riquezas ao estado, aumentar a atividade produtiva para promover a justiça social”, disse o governador Flávio Dino.

O secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser, apresentou os principais pontos do PAP 2015-2016, alinhados com as diretrizes do Plano Nacional. Entre os destaques, está o Sistema Estadual de Produção e Abastecimento (Sepab), que já foi instituído por decreto assinado pelo governador Flávio Dino, no dia 11 de junho, para coordenar o conjunto de ações integradas na agricultura, pecuária, pesca e aquicultura, com foco no abastecimento, em todo o território estadual.

“Neste plano elencamos estratégias para aumentar a produção do estado, não somente pensando na exportação, mas no abastecimento, na mesa de cada maranhense. Ele não é só para os produtores rurais, é para todo o Maranhão”, observou o secretário.

Entre as autoridades presentes no lançamento, várias participaram ativamente da elaboração do PAP, como Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema), entre outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário