terça-feira, 16 de junho de 2015

Brasil terá status de livre da febre aftosa ainda em 2015, diz ministra

A ministra Kátia Abreu afirmou que todos os Estados brasileiros devem ser reconhecidos pelo governo federal como livres da febre aftosa com vacinação ainda em 2015. No ano que vem, a ministra espera que o Brasil obtenha a mesma credencial na Organização Mundial da Saúde Animal (OIE).
As previsões foram feitas em palestra no Seminário Perspectivas para o Agribusiness 2015 e 2016, realizado pela BM&FBovespa, em São Paulo. "Falta o reconhecimento pleno apenas do Amapá, Amazonas e de Roraima", destacou.
A ministra também se disse engajada em contribuir para que a América do Sul seja reconhecida com o mesmo nível sanitário mas, para isso, disse que é "preciso enfrentar a Venezuela". "Vamos entrar na Venezuela com a permissão do seu governo para ajudá-los a montar um sistema de defesa agropecuária. Isso diminui o risco da doença para o Brasil", explica.
Kátia ressaltou mais uma vez que os esforços sanitários são possíveis porque o orçamento de defesa agropecuária não foi cortado no ajuste fiscal promovido pelo governo federal. "Fomos o ministério que sofreu o menor corte da Esplanada, em torno de 7% (do seu orçamento) apenas", afirmou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário