quinta-feira, 4 de junho de 2015

Prefeitura de São Luís incentiva educação ambiental e reciclagem durante Semana do Meio Ambiente

Mais de 700 estudantes de escolas da rede municipal participaram da programação da Semana de Meio Ambiente realizada pela Prefeitura de São Luís no Parque do Bom Menino. Além de aprender mais sobre preservação ambiental e conhecer o espaço do parque a atividade permitiu às crianças e adolescentes receber informações sobre reaproveitamento de resíduos sólidos e participar de momentos de leitura, brincadeiras e contação de histórias sob as árvores do parque. A programação também contou com distribuição de livros para as crianças.
O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, explicou que a atividade é mais uma oportunidade de aquisição de conhecimento para os estudantes, complementando questões já trabalhadas nas rotinas escolares. "A participação das nossas crianças e adolescentes na programação desta semana vai contribuir para conscientizá-los acerca das questões ambientais, auxiliando assim na formação de cidadãos mais conscientes, que vão disseminar o que aprenderam nas suas famílias e nos espaços que frequentam", disse o titular da Semed.
As Unidades de Educação Básica (U.E.B.) São Raimundo, São Benedito, José Augusto Mochel, Zebina Eugênia Costa, Sofia Silva e a creche Maria de Jesus Carvalho são algumas das escolas da rede municipal que visitaram o Parque do Bom Menino esta semana. Dentre outras atividades, as crianças foram ensinadas quanto à conscientização e a necessidade para a preservação ambiental nas oficinas promovidas pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semosp) durante a Semana do Meio Ambiente "Todo Dia é de Cuidar.
Nas oficinas, foram repassadas informações sobre questões ambientais e conversaram sobre temas da atualidade como a destinação correta e apropriada do lixo doméstico. "A receptividade e interesse das crianças e dos adolescentes foi excelente", avaliou o técnico da Semosp Antônio Castro, ao explicar que umas das metodologias utilizadas foi da interação e de atividades lúdicas para, por exemplo, por intermédios de desenhos, elas externassem a sua visão e o aprendizado para questões fundamentais do dia a dia como conservação ambiental.
"Os desenhos que coletamos nessa e em outras oficinas formam um grande painel para expor em novas oficinas e nas escolas para cada um se sentir parte desse trabalho e vislumbrar a importância do seu papel nas questões ambientais", disse Castro.
Foi a primeira visita ao parque para Emmylly Karynne Moraes Serra, 10 anos, aluna do 5º ano da U.E.B. São Benedito, que fica na zona rural de São Luís. Ela participou da oficina de reciclagem e das brincadeiras e rodas de leitura promovidas pelo Carro Biblioteca da Semed. "Gostei demais de ter vindo pra cá. Não conhecia o lugar. Achei bonito e sei que é importante estarmos aqui, comemorando a Semana do Meio Ambiente e aprendendo sobre preservação", afirmou Emmylly.
Ivanize Santos, professora da U.E.B. São Benedito, disse que os educadores da unidade de ensino já costumam trabalhar rotineiramente, com os alunos, questões relativas à preservação ambiental. "Na nossa escola, vários estudantes são filhos de agricultores e pescadores. A vinda das crianças aqui fortalece seus conhecimentos

sobre a importância da preservação para sua comunidade e todo o planeta", destacou Ivanize Santos.
A programação da Semana do Meio Ambiente, organizada pela Prefeitura de São Luís, por meio do Instituto Municipal de Paisagem Urbana (Impur), conta com a mobilização de vários órgãos municipais e será encerrada nesta sexta-feira (5), quando se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente. A culminância da programação será em uma caminhada ecológica, com saída às 8h do início do Parque do Rio das Bicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário