segunda-feira, 22 de junho de 2015

Com mais parcerias, Todos por São Luís chega ao bairro de Fátima

O prefeito Edivaldo afirmou que o programa “Todos por São Luís “, que neste sábado (20) foi desenvolvido no Bairro de Fátima, é um importante instrumento de diálogo e aproximação da estrutura da administração municipal com o cidadão.
“Estamos aqui mais uma vez realizando essa iniciativa que tem recebido aprovação da polução. Temos cada vez mais conquistado parceiros para ampliarmos o atendimento às demandas apresentadas pela população e o alcance de nossas ações”,disse o prefeito ao chegar no largo da Igreja Nossa Senhora de Fátima, local de concentração dos serviços.
Na quinta edição do “Todos por São Luís”, organizado pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e coordenado pela primeira-dama do Município, Camila Holanda, a Prefeitura ampliou os serviços incorporando ações do poder judiciário. A parceria com a Corregedoria Geral de Justiça permitiu com que fosse facilitada a inscrição para o casamento comunitário agendado para este mês,assim como a expedição de certidões de registro de nascimento.
A articulação de novas parcerias tem fomentado mais ofertas de serviços. O programa consiste no atendimento direto à população com serviços de saúde, educação, lazer, cultura, assistência social, além de orientação sobre temas jurídicos, e realização de oficinas que atendem a demandas apresentadas no período anterior à culminância do programa aos sábados.
“Temos buscado a cada edição expandir os serviços com novas parcerias. Temos o governo do Estado desde o início. Esta semana, tivemos a adesão da Corregedoria Geral de Justiça, após conversa com a desembargadora Nelma Sarney, e do Sebrae, depois de conversa como diretor técnico José Moraes, que dará palestra de capacitação para o comércio informal”, disse a coordenadora Camila Holanda.
Na edição do Bairro de Fátima, as oficinas ganharam reforço com a realização da oficina de cinema, ministrada pelo cineasta paulista Rafael Piffer. A grande demanda pelos serviços, manifestada nas primeiras edições do programa, levou o prefeito Edivaldo a recomendar à equipe realizações semanais.
O secretário de Comunicação, Batista Matos, destacou a importância do programa para a cidade e para a população, alcançadas com os serviços. “A Prefeitura está indo ao encontro das pessoas, buscando responder às suas necessidades e anseios. Os serviços básicos têm sido sempre os mais procurados, mas o programa está crescendo cada vez mais na oferta de cursos para os jovens, segmento feminino, além dos serviços da área da cidadania, bastante requisitados pela população”,afirmou Matos.
O cabeleireiro Roberto Carlos Mousinho, 40 anos, se apresentou como voluntário ao grupo Amigos da Cidade. O grupo tem dado apoio em várias atividades do programa. “Sempre que posso, ajudo a população. Essa é uma chance que tenho de doar meu esforço profissional para melhorar as condições de vida da população”, disse Mousinho. A média de atendimento do serviço de cabeleireiro nas edições anteriores chega a 140 pessoas a cada edição. Todos os serviços são gratuitos.
Segundo Ariovaldo Martins, coordeador executivo do programa, a edição do Bairro de Fátima do programa “Todos por São Luís” surpreendeu pelo volume de participações. “Nos surpreendeu o número de pessoas que nos procurou para cursos e oficinas. Procuramos atender a todas as demandas. Temos buscado sempre satisfazer a população que deseja essa aproximação com a administração municipal” disse Ari.
Tira-dúvidas sobre programas de assistência social e habitação como o Bolsa Família, Família Acolhedora e o “Minha Casa, minha Vida” foi disponibilizado à população, que recebeu ainda orientações e educação para o trânsito, com a presença do boneco Joca neste sábado (20). O teatro de fantoches com dicas sobre prevenção contra desastres, feito pela equipe da Defesa Civil Municipal, chamou a atenção das crianças. Torneios esportivos também foram organizados com a comunidade. O prefeito Edivaldo entregou troféu do torneio de futsal ao time campeão. Uma programação cultural com apresentações foi montada para a culminância do evento.
Durante a semana, o bairro e as áreas vizinhas receberam outros serviços, como cursos de capacitação em panificação, Chef Mirim, curso de doces e salgados e qualificação em informática básica, oficinas de artesanato em feltro e de sucos alternativos. As crianças também participaram de rodas de conversa sobre o tema “Limpeza Pública: dever da Prefeitura, responsabilidade de todos” e outras temáticas.
Os vereadores Ivaldo Rodrigues, Beto Castro, Basileu Barros, Josué Pinheiro e Marlon Garcia compareceram à programação do “Todos por São Luís” no Bairro de Fátima. Também estiveram presentes os secretários Lula Fylho (Governo), José Cursino (Planejamento), Andreia Lauande (Criança e Assistência Social), Helena Duailibe (Saúde), Júlio França (Desportos e Lazer), Antônio Araújo (Obras e Serviços Públicos), Breno Galdino (Segurança com Cidadania), Fátima Ribeiro (Segurança Alimentar), Aldo Rogério (Semapa), Mittyz Rodrigues (Administração), o subprefeito do Centro Histórico, Fábio Henrique Carvalho, os presidentes Luiz Carlos Borralho (Paisagem Urbana) e Marlon Botão (Cultura) e a diretora da Escola de Governo e Gestão Municipal (Eggem), Maria Eugênia Sales Branco.
CINEMA
Como parte das ações do Programa “Todos por São Luís” no bairro de Fátima, a Prefeitura de São Luís ofereceu nesta 5ª edição do programa uma Oficina de Cinema, com a coordenação do produtor paulista Rafael Piffer. Os jovens da comunidade aprenderam técnicas e práticas da produção e roteiro de pequenos filmes. No final do curso, todos receberão certificados e os vídeos ficarão disponíveis no youtube.

Rafael Piffer vem percorrendo o Brasil para produzir o documentário ‘Culturas da Minha Terra’. A proposta do documentário é mostrar a riqueza cultural por meio da arte e dos saberes dos moradores das cinco regiões do nosso país. O documentário tem o apoio do Ministério da Cultura e será exibido em cinco festivais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário