terça-feira, 16 de junho de 2015

Governo lança Plano Agrícola e Pecuário do Maranhão nesta quinta-feira (18)


Pela primeira vez em sua história, o Maranhão terá um Plano Agrícola e Pecuário (PAP), ferramenta fundamental para o planejamento e execução das políticas públicas do setor agropecuário. O governador Flávio Dino fará o lançamento do plano em cerimônia que será realizada na próxima quinta-feira (18), no Palácio dos Leões. A elaboração do primeiro PAP legitimamente maranhense foi liderada pela Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Sagrima) que seguiu duas diretrizes: alinhamento com o Plano Nacional do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e ampla discussão com a sociedade.

O objetivo do PAP é aumentar a produção de alimentos para garantir o abastecimento do mercado estadual e ampliar espaços nos mercados nacional e internacional para os produtos do agronegócio maranhense, gerando emprego, renda e desenvolvimento. O Plano prevê, para além da interface com o Plano Nacional, um enfoque territorial, trabalhando a municipalização da produção e do abastecimento, assim como a reestruturação e integração das câmaras setoriais e será colocado em prática por meio dos instrumentos de linhas de créditos, apoio à comercialização, gestão de risco rural e capacitação.

Já os agropolos, que começaram a ser implantados em março, serão a base do planejamento, pois permitem identificar e agrupar municípios segundo suas atividades, arranjos produtivos locais e cadeias estabelecidas.

Entre as entidades que participaram da elaboração estão a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Superintendência Federal de Agricultura (SFA), Federação da Agricultura do Estado do Maranhão (Faema), Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), Banco do Brasil, Banco da Amazônia e Banco do Nordeste; Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do Maranhão (Fetaema), entre outras.

O primeiro Plano Agrícola e Pecuário do Maranhão envolve todas as secretarias e órgãos estaduais do setor produtivo (Secretarias de Agricultura e Pecuária, Agricultura Familiar, Pesca e Aquicultura e Indústria e Comércio, além da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão e Agência Estadual de Defesa Agropecuária) em um sistema de diálogo integrado.

“É preciso pensar a produção agropecuária do estado a curto, médio e longo prazo, por isso a necessidade de um plano agrícola. O PAP é fruto de uma discussão democrática e priorizou as determinações do governador Flávio Dino de aumentar a produção agrícola e contribuir para a superação das desigualdades do estado. Temos grande potencial e um povo com vontade de produzir e com o plano, será mais fácil proporcionar aos maranhenses as condições necessárias para produzir mais e viver melhor”, ressalta o secretário de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser.


Nenhum comentário:

Postar um comentário