terça-feira, 12 de maio de 2015

Vereador Astro de Ogum acompanha visita de Flávio Dino ao Parque da Vila Palmeira

Na manhã desta segunda-feira(11), o governador Flávio Dino esteve visitando as dependências do Parque Folclórico da Vila Palmeira, na capital maranhense, para fazer uma vistoria no local. Na oportunidade, além da secretária de Cultura, Ester Marques, e do secretário de Infraestrutura, Clayton Noleto, a visita foi acompanhada pelo presidente de honra da Federação das EntidadesFolclóricas e Culturais do Maranhão (Fefcema), o vereador Astro de Ogum(PMN).
A FEFCEMA, que tem como atual presidente Valter David Mendes Seabra – o Valtinho,  era a entidade que administrava o Parque há mais de 15 anos, em regime de comodato, contrato bilateral, gratuito, pelo qual alguém (comodante) entrega a outrem (comodatário) coisa infungível, para ser usada temporariamente e depois restituída.
Diante do que foi constatado, o governador determinou a realização de reparos emergenciais no local para as festas juninas e um projeto de revitalização e estruturação completa para o Parque Folclórico, de modo a assegurar a democratização do espaço, muito embora, segundo o vereador Astro de Ogum, o local servisse para o desenvolvimento de vários projetos, como o Movimentando na Maturidade, há mais de quatro anos, com 87 idosas residentes na área da Vila Palmeira, Barreto e adjacências.
“Nesse projeto, criamos aqui um grupo de convivência, onde as idosas tinham, diariamente, aulas de atividade física, pela manhã, e coral à tarde, além das oficias, como arranjos natalinos, arranjos juninos, material reciclado, culinárias, entre outros. As atividades recreativas também eram constantes”, pontuou Astro de Ogum.
Vale ressaltar, ainda, que além desses projetos, o espaço vinha sendo aproveitado em ocasiões pontuais, como São João, com um grande arraial, apontado como um dos mais seguros e bonitos da cidade e, ainda, projetos culturais.
O governador anunciou a reestruturação do o parque que, a partir de então, será usado não apenas em períodos festivos. “O nosso projeto irá proporcionar qualidade de vida para a vizinhança, porque é um espaço magnífico, nobre, uma área muito importante da cidade”, destacou Flávio Dino.

As obras no local serão realizadas em duas etapas. Neste primeiro momento, serão iniciados reparos emergenciais para garantir a realização de festas juninas no local, como limpeza da área, reforma dos banheiros e pavimentação das vias. “Com essas obras, vamos garantir que esse equipamento público, importante e privilegiado possa ser usado de forma adequada agora no período de festas juninas”, explicou o secretário Clayton Noleto.
A secretária Ester Marques lembrou que o Parque Folclórico será um dos pontos de referência do São João deste ano em São Luís, assim como a sede do Ipem, que também passará por adequações estruturais para receber os brincantes e o público.
“Esse arraial será um dos arraiais de referência em São Luís. Além disso, organizaremos um comitê gestor de todos os equipamentos culturais pra gente preparar projetos de atividades que possam trazer vida novamente para esse parque, para que ele volte a ser da comunidade”, frisou a secretária.
Neste momento, a nova administração do Parque Folclórico da Vila Palmeira está fazendo um cadastro das pessoas que possuíam barracas de comida no local e de pessoas interessadas. Haverá uma seleção priorizando os moradores das comunidades vizinhas ao parque.
Logo após o término das festas juninas, no segundo semestre, será realizado um projeto de reestruturação do parque visando a cumprir finalidades culturais, como é da tradição do local, mas também equipamentos esportivos e fazer espaços de lazer que serão aproveitados diariamente pelas comunidades da Vila Palmeira, do Barreto e do entorno.


Nenhum comentário:

Postar um comentário