quarta-feira, 6 de maio de 2015

Centro de Empreendedorismo da UFMA já funciona com nove empresas

SÃO LUÍS – Inaugurado no fim de novembro do ano passado, o Centro de Empreendedorismo da UFMA vem funcionando desde então, com a instalação das empresas juniores e incubadoras de empresas, e tem tudo para ser um equipamento que impulsionará o crescimento econômico do Maranhão. Lá, são gestados projetos de inovação nos quais os estudantes criam mecanismos tecnológicos para contribuir para o desenvolvimento do Estado.
A obra foi construída com recurso do Estado e custou, aproximadamente, R$ 3 milhões. O Centro de Empreendedorismo da UFMA possui 38 salas, distribuídas em dois pavimentos, além de duas salas de reuniões e banheiros com acessibilidade.
Nove empresas já estão funcionando no prédio. Para Elodielza Ferreira, diretora de Marketing da Labotur, empresa júnior de Turismo, o prédio é uma boa aquisição, por concentrar as atividades das empresas em um só lugar, unindo-as e melhorando a comunicação entre cada entidade. “Com a inauguração deste prédio, novas empresas estão surgindo e outras que estavam desativadas estão procurando a reativação. Dificuldades existem, mas estamos nos adaptando para prosseguirmos sempre com as atividades desenvolvidas”, afirma. O Labotur existe há 21 anos e é a primeira empresa Junior de Turismo no Brasil e a primeira no Maranhão.
Segundo Raimunda Reis, diretora de marketing, a Labotur trabalha em áreas como agenciamento de viagens e eventos, além de organizar e montar pacotes de viagens, cerimonial e eventos. “Atualmente, trabalhamos com 10 estudantes de Turismo que estão aptos a atenderem a comunidade interna ou externa da Universidade,” explica.
Empresa Junior do Curso de Psicologia, a Novamente trabalha com um público voltado para as pequenas e médias empresas, fornecendo consultorias de gestão de pessoas externas. Luiza Castro, diretora de projetos, explica que a empresa foi fundada em dois pilares. Um para vivenciar na prática os conceitos estudados no curso, passando a ter um espírito empreendedor, e o outro devolvendo para a sociedade os conhecimentos apreendidos, utilizando-se de um serviço que seja mais accessível se comparado com as empresas tradicionais.
“As empresas externas nos contratam para a execução dos processos seletivos e, de acordo com os conhecimentos obtidos no curso de Psicologia, identificamos as pessoas que tenham perfil para ocupar a vaga ofertada por uma determinada empresa”, explica Luiza. A empresa funciona das 10 às 12 horas e das 14 às 17h20. Contatos por meio do e-mailej.novamente@gmail.com.
Segundo o reitor da UFMA, Natalino Salgado, o prédio tem um papel importante para a academia e para o Estado do Maranhão. "O Brasil ainda investe pouco em inovação. Não existe nenhum prédio no País com essa finalidade. Já licitamos empresas para pavimentação e urbanização do acesso até o prédio, o que vai garantir condições ideais de trabalho, estudo e aprendizado aos estudantes", ressaltou.
Além das Empresas Juniores, o Centro de Empreendedorismo das UFMA abriga a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica do Estado do Maranhão, que atende a um público maior que as empresas juniores e auxilia os estudantes de graduação a estruturar e consolidar sua imagem no mercado de trabalho, além de fomentar a pesquisa dentro de uma empresa, contemplando outros empreendedores, mesmo aqueles que nunca passaram pela Universidade.
Cursos da UFMA que possuem Empresa Junior:
EMPRESA 
CURSO
Estratégica 
Administração
Ecojagro
Agronomia (Chapadinha)
Mutual
Ciências Biológicas
Mattis
Ciências Imobiliárias 
Connection
Computação 
Contabilize
Contabilidade 
Estalo
Design
Ejecon
Economia
Ejel
Engenharia Elétrica 
Conspeq 
Engenharia Química
Geotec
Geografia 
Hospitality 
Hotelaria 
Novamente 
Psicologia
Quarqi Jr.
Química Industrial 
Labotur
Turismo


Nenhum comentário:

Postar um comentário