quarta-feira, 27 de maio de 2015

Othelino Neto destaca avanços da gestão Edivaldo e lamenta perseguições por dois anos

Os avanços na saúde durante a gestão do prefeito Edivaldo Holanda Júnior ganharam repercussão na sessão desta quarta-feira (27), na Assembleia Legislativa do Maranhão. Os deputados Othelino Neto (PCdoB) e Edivaldo Holanda (PTC) elencaram, nos seus discursos, as melhorias promovidas pela atual administração em setores como saúde e infraestrutura.
O primeiro a subir à tribuna foi o deputado Othelino Neto. Antes de listar as ações e investimentos que a Prefeitura de São Luís vem realizando na saúde pública, o parlamentar lembrou que, durante os dois primeiros anos de mandato do prefeito Edivaldo, ele foi sabotado e duramente perseguido pelo grupo político que comandava o governo do Estado. “Quando falo de sabotagem é impedindo e atrapalhando, inclusive, transferências federais para o município de São Luís”, recordou Othelino.
De acordo com o deputado, agora, o prefeito Edivaldo tem um governador que ajuda a cidade, com o estabelecimento de uma parceria efetiva, real e concreta a favor da população, através, conforme Othelino, de intervenções necessárias à cidade.
Entre outras ações positivas na área de saúde, Othelino Neto citou a reforma do Hospital da Criança. Segundo o deputado, estão sendo construídos 25 novos leitos de enfermaria e, em breve, estarão prontas mais quatro salas para centro cirúrgico. “E aí um dado que merece muito destaque, é uma UTI pediátrica com 11 novos leitos. Só para termos uma ideia, na rede privada de São Luís, no Maranhão, não existe UTI pediátrica. Não existe nenhuma UTI especificamente preparada para ser uma UTI pediátrica. Com esses novos leitos, vamos começando a reduzir esse déficit grande que é a ausência de leitos de UTI pediátrica no Maranhão e, em específico, na cidade de São Luís”, disse.
Sobre os avanços na saúde, Othelino Neto destacou ainda o trabalho implementado no Hospital da Mulher. Foram realizados no ano de 2014, enumerou o deputado, mais de 70 mil atendimentos e 536 cirurgias naquela unidade de saúde.  “Comparando com o ano de 2012, mais do que dobrou a quantidade de atendimentos. As intervenções que estão sendo feitas no Hospital da Mulher são realmente marcantes e merecem registro”, afirmou Neto.
O deputado registrou que o Hospital da Mulher tem a primeira unidade de referência em Neurocirurgia, além da garantia dos serviços de mastologia e também da atenção e prevenção do câncer de mama. Foram ampliados, na gestão do prefeito Edivaldo, o número de leitos de internação e de UTI.
Othelino listou, também, intervenções em execução nos Socorrões I e II, os dois maiores hospitais públicos em atendimento de urgência e emergência do estado, e reconheceu a competência da secretária Helena Duailibe à frente da pasta de saúde.
“O Socorrão I está em reforma e em breve terá mais 10 leitos de UTI instalados e prontos para atender à população, além das intervenções para humanizar mais o hospital. O Socorrão II passa pela primeira grande intervenção desde que foi colocado em funcionamento, em 1998. Ele ganhará mais 76 novos leitos para atender a população. Será construído em breve um anexo à UTI, acrescentando 11 novos leitos, porque é comum a falta de leitos em UTI não só na pediatria, mas também na UTI para adultos”, informou Othelino Neto, ao frisar que à proporção em que o Sistema de Saúde Pública for avançando no interior do estado com o melhor funcionamento e atendimento às pessoas, a pressão sobre os hospitais públicos de São Luís diminuirá.
Na avaliação do parlamentar comunista, a integração que passa a haver entre o Governo do Estado e a Prefeitura de São Luís, inclusive com o estabelecimento da Regulação Única, permite ao paciente ser atendido em qualquer unidade de saúde. “Acontecia antes, por exemplo, nas UPAs, o paciente que fosse do município, que viesse de um hospital de município não podia ter o atendimento”, lembrou.
Em aparte, o deputado Edivaldo Holanda detalhou outros serviços de qualidade oferecidos à população na rede municipal de saúde, fruto do grande investimento que é feito pelo prefeito, mesmo diante da escassez de recursos, decorrente da crise nacional na economia, nas prefeituras das capitais e no erário público.
“Quero falar um pouco mais do Hospital da Mulher, que hoje é um Centro de Referência no estado do Maranhão. Nós temos ali os melhores médicos em Neurocirurgia, operando diariamente a população carente. O prefeito Edivaldo Júnior investe 11% acima da obrigação constitucional, na área da saúde, retirando da infraestrutura, por exemplo, da cidade para atender àqueles que sofrem e que recorrem ao socorro dos hospitais municipais desta cidade”, assinalou.
Também em aparte, a deputada Graça Paz (PSL) elogiou o trabalho desenvolvido pela primeira-dama da capital, Camila Braga, coordenadora do Todos por São Luís, programa da Prefeitura de São Luís que visa aproximar toda a rede de serviços públicos municipais à população.
“Estou sabendo, através da imprensa, da atuação da primeira-dama nos bairros, e eu acho que foi uma atitude muito importante da parte do prefeito, principalmente da parte dela, porque nós sabemos da sensibilidade da mulher, como é que ela age, muito com coração, com sentimento. A primeira-dama está entrando nos bairros, vendo as necessidades das crianças, dos jovens, dos idosos, e levando esses problemas para que o prefeito possa estar tomando alguma providência”, enalteceu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário