Todos por São Luís

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Nair Portela registra candidatura e mostra força na disputa pela reitoria da UFMA

Fonte: Assessoria

Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde demonstrou ter apoio expressivo  entre professores, estudantes e técnicos administrativos.

O clima de otimismo e confiança marcou a inscrição da candidatura da professora e enfermeira Nair Portela ao cargo de reitora da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), na manhã desta sexta-feira. Membros da comunidade acadêmica compareceram em grande número ao ato para apoiar a candidatura da atual diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde. A consulta prévia para a indicação dos nomes para a reitoria da universidade será realizada no dia 27 de maio.
Demonstrando compromisso e seriedade, a professora Nair Portela manteve um intenso trabalho durante a gestão de Natalino Salgado. A candidata ao cargo de reitora da UFMA tem um currículo extenso, que perpassa tanto a área do ensino quanto a da extensão e da pesquisa e pode ser a primeira mulher a ocupar a reitoria da universidade.
Segundo Nair Portela, a campanha está em estágio de preparação já que começará oficialmente só no dia 7 de maio, conforme o calendário eleitoral fixado no edital que regulamenta a consulta prévia. “Estamos aqui para iniciarmos um trabalho que tem como objetivo o crescimento da universidade. A partir do dia 7, vamos percorrer toda a universidade apresentando as nossas propostas”, afirmou.
Portela acredita que a Universidade Federal do Maranhão está vivendo um momento histórico e de grandes mudanças que a transformaram em uma nova universidade. “Tivemos muita reformas, não apenas estruturais, mas, também, de organização interna, como a implantação de novos projetos políticos pedagógicos. A minha missão é dar continuidade ao desenvolvimento, mas, principalmente, avançar ainda mais porque a universidade tem de crescer continuamente. Depois de cada realização, há sempre mais coisas a fazer”, declarou.
Nair Portela registrou sua candidatura ao lado do químico Fernando Carvalho, pró-reitor de pesquisa e pós-graduação, que concorrerá à vaga de vice-reitor da UFMA. Ambos têm o apoio do reitor Natalino Salgado. Presente no momento da inscrição, Salgado, disse esperar que a consulta prévia venha transcorrer de forma tranquila e que o resultado demonstre a maturidade da comunidade acadêmica. "Esperamos que todos reconheçam e optem por uma continuidade das ações de desenvolvimento, modernização e investimento na universidade que nossa equipe estabeleceu como objetivo", afirmou o reitor.
O reitor diz acreditar que Nair Portela é o nome mais indicado para sucedê-lo. "Nair Portela conduziu ao longo de toda a minha administração um grande trabalho na área de gestão, ensino e pesquisa e ajudou na evolução que se instaurou nos últimos anos na UFMA. Teve uma atuação exemplar à frente do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, renovando e fortalecendo cursos, colaborando com os professores e alunos", declarou.
A consulta prévia envolverá professores, técnicos e estudantes da instituição. O resultado sairá no dia 28 de maio.O processo visa identificar as preferências da comunidade universitária. Os nomes mais votados ainda serão submetidos ao Colégio Eleitoral Especial, a quem compete a elaboração da lista tríplice a ser encaminhada ao Governo Federal. Somente os candidatos que atingirem 10% dos votos válidos serão indicados ao Colégio Eleitoral. O voto é facultativo, direto e secreto.
Apoios - Ao sair do Departamento de Protocolo Geral (DEPA), Nair Portela foi ovacionada por mais de 200 servidores, entre técnicos e professores, e estudantes da Universidade Federal do Maranhão. Eles aplaudiram com intensidade a candidata à reitoria e aclamaram seu nome em clima de euforia.
O estudante Vitor Cardoso também foi levar o seu apoio à candidata com um grupo de amigos. “Estamos aqui porque torcemos para que a UFMA seja uma universidade cada vez melhor para todos e confiamos na professora Nair, uma pessoa batalhadora e comprometida com a educação”, definiu       

Para Gerusa Vasconcelos, supervisora da residência multiprofissional do Hospital Universitário Presidente Dutra, Nair Portela é o nome mais indicado para dirigir a Universidade nos próximos anos. "Competência e responsabilidade são as marcas do trabalho da professora Nair. Além de extremamente ética, ao desempenhar uma função na universidade, todos aprovaram sua postura e seu empenho", afirmou a servidora.
Perfil
Nair Portela Silva Coutinho é, atualmente, a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal do Maranhão e professora do Departamento de Enfermagem. Tem mestrado em Pedagogia Profissional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (2000) / Universidade Estadual do Ceará e doutorado em Ciências da Saúde pela UnB. Foi Diretora Adjunta de Ensino, Pesquisa e Extensão do Hospital Universitário e tem experiência na área de enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, hospital universitário, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário