Todos por São Luís

segunda-feira, 23 de março de 2015

Othelino Neto recebe homenagem da Câmara Municipal de Pinheiro

O presidente em exercício da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PCdoB), recebeu na manhã desta sexta-feira (20), no Plenário Arimatéa Nunes da Câmara Municipal de Pinheiro, Título de Cidadão Pinheirense. A homenagem é de autoria do vereador Leonardo Sá (PDT), que apresentou projeto de decreto legislativo n° 003/2013 aprovado pela Casa.

Na abertura dos trabalhos, após a execução do hino da cidade, Leonardo falou sobre a trajetória do deputado e fez referência à luta do seu avô Othelino Alves que, segundo seus relatos, teria sido brutalmente  assassinado em praça pública  pela postura oposicionista ao então governo, comandado pelo grupo Sarney na época da ditadura militar.

"Othelino traz na veia uma postura firme. Por causa da morte do avô decidiu se tornar grande, não por vaidade, mas por ombridade. Juntou do chão a bandeira caída e fez dela o seu estandarte. Hoje é deputado e defensor das injustiças, que atua fortemente na nossa terra e abraça as nossas lutas diárias.  E é por isso que com muito orgulho tornamos o deputado Othelino Neto cidadão legítimo desta cidade", declarou.

No decorrer da solenidade, vários vereadores locais e de regiões próximas também prestaram homenagens a Othelino, elogiando seu posicionamento e a sua  atuação na Assembleia Legislativa. Nos discursos, destacaram a realização de uma audiência pública que discutiu as deficiências dos serviços prestados pelas empresas de ferry boat e a instalação da CPI dos combustíveis.

"Sinto-me honrado em participar dessa homenagem e por ter contribuído com o meu voto para esse momento. Desde que comecei a acompanhar o seu trabalho, despertou uma admiração.  Cito aqui, principalmente, a questão dos combustíveis e do ferry boat. Assim como todos os demais, fico muito feliz porque a partir de hoje você é um legítimo cidadão pinheirense", ressaltou o 1°secretário da Mesa, verador Augusto Vinicius.
 
Neste mesmo sentido, o vereador João Raimundo Moraes falou da admiração pelo parlamentar. "Sempre admirei as propostas de Othelino. Nele a gente vê uma grande figura política,  mas nunca deixando de lado a educação de berço. Seu sonho, do seu pai e do seu avô está virando realidade. O Maranhão está se libertando", enfatizou.

Já o vereador Pretinho Amorim, da cidade de presidente Sarney, disse que acredita na mudança prometida pelo deputado desde ainda na campanha eleitoral. "Só tenho a parabenizar e dizer que eu espero que o seu slogan de campanha continue no nosso dia a dia, porque nós acreditamos nessa mudança. Assim como você, sou pinheirense de coração mas você, sem dúvida, tem exercido papel de Cidadão desta cidade. Parabéns! ".

O deputado Fernando Furtado, conterrâneo da cidade de Pinheiro, prestigiou a solenidade  e, na oportunidade, fez questão de demonstrar o seu apoio pelo reconhecimento dos vereadores ao trabalho de Othelino Neto. "Isso demonstra que a Câmara municipal de Pinheiro, independente de política, faz aquilo que o Maranhão espera, a redenção do nosso povo com o nosso governo. Essa festa de cidadania é um reconhecimento de um cidadão que não é filho de Pinheiro mas que recebe o título pelo serviço prestado pela cidade. Por merecimento",  afirmou.

Em seguida, o deputado Othelino Neto fez pronunciamento de agradecimento, reafirmando seu compromisso com a população da baixada.   "Fico muito feliz pelas homenagens de todos os vereadores de pinheiro e de outras cidades. Feliz em poder fortalecer a cada dia essa relação de afeto com a baixada maranhense, que precisa ser muito bem cuidada. Tenho esse compromisso de fazer do meu mandato um instrumento para melhorar a vida dos pinheirenses e de toda a população da Baixada ", reiterou.

Por fim, Othelino anunciou  que o Hospital Geral de Pinheiro será inaugurado até o fim de abril. A mensagem, recebida com aplausos na Câmara, veio, segundo o deputado, do governador Flávio Dino (PCdoB).

TRAJETÓRIA
  
Othelino Neto deu os seus primeiros passos na política, ainda adolescente, como líder de grêmio estudantil. Na Universidade Federal do Maranhão (UFMA) foi dirigente acadêmico do curso de jornalismo e também presidente do Diretório Central dos Estudantes,  despontando assim, como uma das novas lideranças políticas do Estado.

Aos 26 anos de idade Othelino assumiu a Secretaria Estadual de Meio Ambiente, tornando - se um dos mais jovens secretários do país. Ele manteve - se no cargo durante sete anos, quando assumiu a Secretaria no governo de São  Luis.

Agora, Othelino Neto, que também é economista e jornalista, está em seu segundo mandato como deputado estadual.  Para exercer no quadriênio 2011- 2014, obteve uma expressiva votação de quase 30 mil votos, e no atual mandato foi eleito com 30.196 votos. É 1° Vice-presidente da Assembleia Legislativa.

PROPOSIÇÕES MAIS IMPORTANTES

Entre as proposições apresentadas por Othelino Neto na Assembleia Legislativa, destacam -se: a instalação da CPI dos Combustíveis  para apurar aumentos abusivos de preços; Projeto de combate ao trabalho escravo no Maranhão; Projeto que insere assistentes sociais e psicólogos na rede estadual de ensino; Projeto que institui gratuidade para estudantes no transporte intermunicipal. 

Othelino Neto também é o autor da lei, já sancionada, que isenta estudantes de pagamento da taxa de inscrição  no Pases. Outro projeto de lei, aprovado por unanimidade, é o que proíbe cobranças na taxa de matrícula para estudantes com deficiência.

O deputado também  foi o responsável pela realização de audiência pública para discutir a deficiência dos serviços  prestados pela empresa de ferry boat.


Nenhum comentário:

Postar um comentário