segunda-feira, 23 de março de 2015

Governo participa do lançamento do PAA em São Luís



Representando o governador Flávio Dino, o secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, participou do lançamento do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), na comunidade Matinha, zona rural de São Luís, no último sábado (21). No evento, o prefeito da capital, Edvaldo Holanda Júnior, assinou o Termo de Compromisso, beneficiando 300 agricultores que irão fornecer produtos ao programa, para atender mais de 20 instituições com alimentação.

O PAA é operacionalizado mediante adesão de municípios e governos estaduais e tem como finalidade garantir o acesso de alimentos às populações em situação de insegurança alimentar como quilombolas, indígenas e pessoas que vivem em acampamentos. Além disso, o PAA também atende projetos sociais de alimentação em creches, hospitais, restaurantes populares, serviços de assistência social, entre outros. Para isso, o programa compra alimentos produzidos pelos pequenos agricultores e assim fortalece a agricultura familiar.

Os recursos para a compra dos alimentos vêm do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). O governo federal destinou R$ 1,65 milhão para o PAA, em São Luís, executado pela prefeitura, em parceria com o Governo do Estado.

Para o secretário Adelmo Soares a parceria entre o governo e a prefeitura só tem a crescer e é uma determinação do governador Flávio Dino garantir uma vida mais digna aos agricultores. “O governador criou a Secretaria de Agricultura Familiar justamente para alcançar essas famílias e colaborar ao máximo para dar melhores condições de vida ao homem e à mulher do campo em todo o Maranhão. O PAA em São Luís vai garantir aos agricultores condições de vender e receber pelos produtos comercializados”, disse Adelmo.

O secretário destacou ainda que este ano São Luís vai sediar uma feira de agrotecnologia para troca de experiências na área e que em 2016 a capital receberá o Congresso Brasileiro de Fruticultura: “São com ações como essas que o governador Flávio Dino vai garantir o desenvolvimento da nossa agricultura”.

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior disse que a cidade e a zona rural de São Luís ainda têm muitos problemas, mas que com a parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado a situação vai melhorar. “Hoje é um momento muito importante e de muita alegria para a zona rural de São Luís com o lançamento do PAA que vai promover uma comercialização eficiente e combater a insegurança alimentar e nutricional da população. Ter o governador Flávio Dino como parceiro e amigo é fundamental para mudarmos a realidade de São Luís como um todo”, disse Edvaldo.

Segundo o presidente da Associação de Moradores e Produtores Rurais de Matinha, Edson Almeida, a zona rural de São Luís só tem a ganhar com a parceria entre governo e município. “Com o PAA a venda dos agricultores irá melhorar”, afirmou.

Os produtos oferecidos pelo PAA São Luís são hortifrutigranjeiros, como maxixe, quiabo, alface, cebolinha, couve, acerola, mamão, maracujá, milho, frango caipira, entre outros.
Também participaram do evento o superintendente de Comercialização da SAF, Sayd Zaidan; o presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Execução Rural (Agerp), Fortunato Macedo; o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Marlon Botão; os secretários municipais Andreia Lauande (Criança e Assistência Social) e Jerry Abrantes (Desportos e Lazer). Representando a Câmara Municipal, os vereadores Francisco Chaguinhas (PSB), Nato (PRP), Alencar Gomes (PDT) e Barbara Soeiro (PMN).


Nenhum comentário:

Postar um comentário