quinta-feira, 5 de março de 2015

Criada comissão para elaborar plano de desenvolvimento da agricultura na Grande Ilha

Adelmo Soares quer uma agricultura forte na Grande Ilha 

O Governo do Estado criou uma comissão para elaborar o Plano de Desenvolvimento da Agricultura Familiar na Grande São Luís. O secretário de Estado de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, reuniu-se com representantes dos municípios de Raposa, Paço do Lumiar, São José de Ribamar e São Luís para tratar sobre as metas de avanços no setor e definir a construção do plano.
A reunião foi realizada no Palácio de La Roque, no Calhau, e contou com a participação de secretários municipais de Agricultura das cidades que formam a Grande São Luís, além de técnicos da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (Agerp), Secretaria de Estado de Agricultura (Sagrima) e da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SAF).
Foram discutidas as prioridades, estratégias e os desafios para uma intervenção efetiva e eficaz do poder público para o setor, a médio e longo prazo, com base em visitas que já foram realizadas em vários projetos agrícolas de comunidades rurais da região metropolitana de São Luís.
Segundo o secretário Adelmo Soares, o plano é fundamental para nortear as ações do Estado a fim de atender as demandas do setor. “Fortalecer a agricultura familiar é uma das prioridades do governador Flávio Dino e estamos trabalhando para alcançar essa meta”, ressaltou o secretário.
O secretário de Agricultura de São José de Ribamar, Isaac de Holanda, demonstrou a preocupação com a posse e uso da terra, devido aos avanços das ocupações desordenados das áreas agricultáveis.  Segundo Isaac de Holanda, os agricultores estão produzindo em pequenas áreas.
Raposa e Paço do Lumiar apresentaram projetos que conseguiram implantar em suas áreas rurais e se comprometeram em colaborar com a criação do plano metropolitano. Os representantes dos municípios defenderam o fortalecimento do agricultor da Ilha para enfrentar a concorrência com os produtos que vêm de outros estados.
No final da reunião, foi criada a comissão que irá elaborar o plano, formada por representante da Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca e Abastecimento de São Luís (Semapa), pelos secretários Artur Soares (Paço do Lumiar); Alonso de Jesus (Raposa); Isaac de Holanda (São José de Ribamar); além dos técnicos da SAF, Estevão Macedo e Josenildo Cardoso; e da Agerp, Artur Ardeval. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário