Todos por São Luís

segunda-feira, 16 de março de 2015

Governador Flávio Dino entrega espaço para a prática de esportes radicais



A fim de garantir espaços para práticas de esportes radicais, o governador do Maranhão, Flávio Dino, entregou, neste domingo (15), o Skate Parque do Complexo Canhoteiro, em São Luís. Depois de 25 anos sem nenhuma intervenção, o espaço foi totalmente reformado. Com várias rampas, a área compreende 600 m² e ficará aberta para atender ao público em treinos e realização de eventos.

O governador destacou que desde o início da gestão tem investido maciçamente em equipamento esportivo, como forma de valorizar o esporte local e motivar o surgimento de novos talentos, além de promover a inclusão social e cidadania. Na ocasião, Flávio Dino garantiu a criação de outros espaços como o Skate Parque para o interior do estado.

“O esporte é o caminho que a juventude tem como alternativa, podendo, inclusive, a motivar a procurar outros projetos, a estimular o crescimento e a qualidade da educação e a inclusão social. Por isso, nós estamos permanentemente, desde o começo do governo, investido nos vários equipamentos que integram o Complexo Canhoteiro”, relatou o governador.

O secretário estadual de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, lembrou que a gestão estadual deu celeridade às reformas para entregar as pistas de skates no menor tempo possível aos esportistas, carentes de espaços como este, que aguardam há tempos a reforma que estava paralisada.

“Temos poucos equipamentos para a prática de skate e patins. Este é mais um equipamento público, é mais inclusão social, são mais jovens praticando esporte e fora de risco da vulnerabilidade social”, apontou o titular da Sedel.

O skatista e membro da Mobilização Maranhense de Skate (MMS), Jonas Pires, explica que, por ser muito antigo, o piso estava completamente deteriorado e o esporte ficava impraticável. Além das trocas do piso, foram construídas mais rampas, de diferentes modelos, e a área agora poderá atender diferentes públicos. “Esperávamos por isso. Agora temos um espaço novo e que vai atender outras culturas, como a arte de rua, o hip-hop, rap e raggae”, destacou Jonas.

A entrega da reforma do Skate Parque contou com dois dias de programação, no sábado (14) e domingo (15). Organizada em parceria com o MMS, a programação contou com mini torneio com skatistas de São Luís, Fortaleza (CE) e Teresina (PI), além de um festival cultural com apresentação de rap e reggae.

O skatista Marcos Moraes, conhecido como Paê, veio de Terezina (PI), só para prestigiar o evento e ficou surpreso com o espaço. “O cenário do skate em São Luís estava um pouco apagado e agora vai melhorar bastante. Esta parceria entre a galera do skate com o Governo do Estado foi muito boa, a pista é de excelente qualidade”, ressaltou o piauiense.

Valorização

A valorização do cidadão a partir da prática esportiva sempre foi uma bandeira levantada pelo governador Flávio Dino. Em seu mandato como deputado federal, em 2009, Flávio chegou a destinar emendas, e sugeriu, em parceria com um grupo de vereadores, a construção de Praças da Juventude em São Luís. Os espaços seriam destinados a prática de esporte, lazer e convivência comunitária de grande alcance social, com campo de futebol society, quadra de vôlei de praia, quadra poliesportiva coberta, pista de caminhada e pista de skate.


Nenhum comentário:

Postar um comentário