quarta-feira, 25 de março de 2015

Maranhão Natureza - Criada comissão Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Bacanga‏

No II fórum territorial da bacia do rio Bacanga realizado nos dias 20 e 21 de março, a Associação Comunitária Itaqui-Bacanga (ACIB), Rede Coroado de Natal e       entidades parceiras criaram a comissão Pró Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Bacanga.
O Comitê de Bacia Hidrográfica é conhecido como o “Parlamento das Águas”, ela  está inserida dentro da Política Nacional de Recursos Hídricos (Lei nº 9433/1997) que institui os Comitês de Bacia Hidrográfica, pois é um espaço aberto a discussões e decisões no âmbito de cada bacia hidrográfica. É um órgão que emite pareceres, estabelece normas e toma decisões relativas ao uso da água no âmbito da bacia. A função do Comitê é promover debates relacionados aos Recursos Hídricos; resolver os conflitos de usos de água; aprovar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia; acompanhar a execução do Plano e sugerir providências necessárias; estabelecer valores de cobrança pelo uso da água; determinar onde os recursos financeiros serão utilizados e exigir uma melhor qualidade da água da bacia 
A comissão será composta de sete pessoas ligadas a entidades inseridas na margem direita (Coroadinho e adjacências) e esquerda (Itaqui-Bacanga) da bacia do Rio Bacanga. 
A Comissão Pró Comitê ficou definida da seguinte forma: presidência, Josuel Silvestre Silva (Acib) secretaria, Marcos Japi (Acib) coordenação, Ana Frazão (Rede Coroado) comissão auxiliar: George Pereira (Acib) Luiz Carlos Cardoso (Rede Coroado) Aparecida Maria (Rede Coroado) e Venina Bezerra (Rede Coroado).
Segundo o presidente da Comissão, Josuel Silva, “ a Comissão Pró-comitê é o primeiro passo dado para que os trabalhos possam dar andamento, vamos convidar a população e entidades para debatermos a instalação deste comitê” finalizou.
A primeira reunião será no dia 28 de março no bairro do Coroadinho, além do membros da comissão é aberta a todos os interessados.
Bacia hidrográfica é o conjunto de terras onde toda a água da chuva que cai escoa para o rios e seus afluentes, tomando a direção do rio principal. A formação da bacia hidrográfica se dá através dos desníveis que orientam os cursos da água, sempre das áreas mais altas para as mais baixas. Essa área é limitada por um divisor de água que a separa das bacias mais próximas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário