quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto de Othelino denomina hospital de Pinheiro de “Dr Jackson Lago”

O plenário da Assembleia Legislativa do Maranhão aprovou, na sessão desta terça-feira (25), em primeiro turno, o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Othelino Neto (PCdoB), que denomina o Hospital Regional de Pinheiro de “Dr Jackson Lago”. A proposição vai agora para apreciação em segundo turno.Segundo Othelino Neto, a inauguração do hospital está prevista para o próximo mês de setembro. Para o deputado, trata-se de uma justa homenagem a um maranhense que dedicou a sua vida à causa pública, como médico, professor da Universidade Federal do Maranhão e também com a sua militância política de várias décadas, sendo deputado estadual, prefeito de São Luís por três vezes, governador por dois anos e três meses, prestando um excelente serviço ao Estado do Maranhão.
“Doutor Jackson é um homem que ficou na história do Maranhão como um exemplo de bom político, sempre coerente com a sua história, com as suas posições ideológicas e que pagou muito caro por ter conseguido derrotar um esquema de poder muito antigo. Todos nós sabemos da cassação do então governador, razão essa de desgosto para boa parte dos maranhenses e em particular para ele”, justificou Othelino Neto.
Na tribuna, Othelino disse ter a convicção de que o sofrimento e a decepção pela grande injustiça que foi cometida contra Jackson Lago acabaram agravando o problema de saúde já existente nele e, infelizmente, o Maranhão acabou perdendo a convivência com o ex-governador. “Neste caso, homenageá-lo, dando o nome dele ao Hospital Regional de Pinheiro, faz-se ainda mais justiça, afinal de contas, a população daquela cidade sempre tratou o Dr. Jackson com muito carinho, dando votações expressivas, fazendo dele o candidato a governador mais votado em duas eleições consecutivas, em 2006 e em 2010”, disse.
Othelino lembrou que o ex-governador, pouco antes de ser cassado, transferiu para a Prefeitura de Pinheiro o recurso para a construção do hospital que só agora está em vias de ser inaugurado. O parlamentar disse ainda que a ex-governadora Roseana, em virtude do ex-prefeito Zé Arlindo ser adversário, fez questão de retirar o recurso e trazer de volta para o governo para, só depois de muitos anos, recomeçar a obra, deixando a população da Baixada Maranhense passar mais cinco anos sofrendo sem ter um bom atendimento hospitalar na região.
“Devemos olhar para a história de Dr. Jackson como um exemplo para nós que militamos na política do Maranhão. Políticos como ele ficam na história pelo lado bom, pelo lado a ser visto como exemplo de quem dedicou uma vida à boa causa do Estado”, comentou.
Segundo Othelino, o ato de denominação do hospital é simbólico e a grande homenagem do governo do Maranhão a Jackson Lago é melhorar o sistema de saúde pública, fazer com que os hospitais funcionem cada vez melhor e, assim, evitar que a população sofra com a falta de atendimento na rede pública de saúde do Estado. “Enfim, hoje é um dia em que nós fazemos justiça em razão da história de um grande homem, de um grande político da nossa história”, afirmou.
O pronunciamento de Othelino recebeu também apartes dos deputados Eduardo Braide (PMN) e Rafael Leitoa (PDT) que elogiaram a iniciativa e defenderam a homenagem ao ex-governador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário