quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Governador Flávio Dino abre JEMs 2015 com participação recorde de 96 municípios



A 43ª edição dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) começou com uma grande festa que percorreu as ruas de São Luís nesta terça-feira (4). Durante o acendimento da tocha olímpica, o governador Flávio Dino recebeu comitivas de estudantes de diversos municípios e, ao lado do brasileiro campeão paraolímpico de atletismo, Tito Sena, deu a largada oficial para o maior evento esportivo do Estado.

Com 23 municípios disputando os jogos pela primeira vez e total de 93 municípios inscritos (crescimento de 50% em relação ao ano anterior), os JEMs 2015 são resultado de uma grande mobilização municipal e promoção do crescimento quantitativo e qualitativo dos jogos escolares.

“Democratizar o acesso ao Esporte e ao Lazer é um dever constitucional do Estado. Por isso, consideramos uma vitória para os estudantes do Maranhão a realização deste momento”, afirmou o governador Flávio Dino, ressaltando a importância do esporte como ferramenta de inclusão e convivência social.

Os JEMs são a principal competição estudantil do Estado. A edição deste ano conta com a maior adesão já registrada na história dos jogos, com a participação de 96 municípios, o que representa crescimento de 50% em adesão em relação ao ano passado, quando 64 municípios participaram da competição. Outra conquista dos JEMs 2015 é a participação inédita de 23 municípios e de 11 das 30 cidades que possuem menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Após o acendimento da tocha no Palácio dos Leões, os atletas de diversas modalidades seguiram para o Ginásio Castelinho em carro um Corpo de Bombeiros. Na cerimônia de abertura do JEMs, também ocorreram apresentações artísticas e recepção popular no estacionamento do Ginásio Castelinho, além de desfile das delegações, acendimento da pira olímpica e performance artística.

Lucas de Jesus, 17 anos, é atleta de futsal e participou da festa de abertura. O estudante é natural da cidade de Pedro do Rosário que pela primeira vez tem atletas competindo no JEMs. “É muito importante para a gente. É a primeira que nossa cidade participa. Deixamos outras cidades para trás na etapa municipal e com fé em Deus vamos fazer uma boa competição”, disse o garoto.

Entre os municípios que irão participar pela primeira vez dos JEMs  estão, Água Doce do Maranhão, Alto Parnaíba, Amapá do Maranhão, Bacabeira, Belágua, Bernardo do Mearim, Campestre do Maranhão, Centro Novo do Maranhão, Colinas, Estreito do Maranhão, Gonçalves Dias, Governador Newton Bello, Lago Verde, Milagres do Maranhão, Nina Rodrigues, Palmeirândia, Pedro do Rosário, São Mateus do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra, Serrano do Maranhão, Vila Nova dos Martírios, Vitória do Mearim e Turilândia.
Sobre a participação recorde de municípios nos JEMs 2015 e a inclusão de cidades que integram o Plano de Ações ‘Mais IDH’, o secretário de Estado de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, explicou que o evento reflete o compromisso do governo Flávio Dino com a promoção do esporte no estado. “Pela primeira vez no JEMs o Governo do Estado irá garantir uma estrutura física de alimentação com refeitório que terá concentração no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Esse é um compromisso assumido pelo governo para beneficiar milhares de jovens e atletas com a garantia do acesso democrático ao esporte e a todo o desenvolvimento humano que ele agrega”,disse o secretário.

Também participaram da cerimônia de abertura dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2015), o vice-governador Carlos Brandão, os secretários de Estado Gerson Pinheiro (Igualdade Racial), Leonardo Cordeiro e Joslea Rodrigues (adjuntos de Esportes), além dos secretários municipais Júlio Pinheiro (Esportes) e Geraldo Castro (Educação).

Alimentação

Pela primeira vez nos Jogos Escolares Maranhenses o Governo do Estado vai garantir estrutura física de alimentação com refeitório no Parque Folclórico da Vila Palmeira. A ação beneficiará milhares de jovens e atletas que receberão uma alimentação balanceada, adequada e acompanhada por nutricionistas, para que haja um melhor desempenho. As refeições oferecidas serão de café da manhã, almoço e jantar.

A secretária adjunta de esporte educacional da Sedel, Joslea Rodrigues, destaca que essa ação representa mais um grande avanço pro JEMs 2015. “O governo fornecer a alimentação das delegações do interior que participarão da etapa estadual dos jogos reflete o compromisso assumido pela atual gestão em benefício dos jovens maranhenses”, disse.

Disputas 

Nos meses de agosto e setembro, milhares de estudantes, de 12 a 17 anos, vencedores das etapas municipal e regional dos JEMs, disputam, em São Luís, 22 modalidades nas categorias infantil e infanto e nos Jogos Paralímpicos Escolares Maranhenses (ParaJEMs).

 As disputas da etapa estadual categoria infantil (12 a 14 anos) terão início nesta quarta-feira (5) e se estenderão até o dia 20, juntamente com as disputas do ParaJEMs. Já as disputas da categoria infanto (15 a 17 anos) serão realizadas entre 12 de setembro e 1º de outubro. Mais informações sobre a competição estarão disponíveis no www.ma.gov.br/jems2015.
Descrição: https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


Nenhum comentário:

Postar um comentário