sábado, 15 de agosto de 2015

Primeira televisão universitária do Maranhão está no ar em fase experimental


Fachada da TV UFMA, que realiza uma pesquisa de opinião com estudantes, técnicos administrativos, professores e a sociedade em geral para construir, coletivamente, o telejornal da emissora
Fachada da TV UFMA, que realiza uma pesquisa de opinião com estudantes, técnicos administrativos, professores e a sociedade em geral para construir, coletivamente, o telejornal da emissora
Em fase de implantação do núcleo de telejornalismo, a TV UFMA inaugura uma nova era na televisão maranhense. Por meio de uma pesquisa de opinião, está ouvindo estudantes, técnico-administrativos, professores e a sociedade em geral para construir, coletivamente, o telejornal da emissora. Questões como assuntos a serem abordados, horário ideal para exibição e formas de interação constam de um formulário disponibilizado na página da TV no Facebook.
Desde o último dia 05, a TV UFMA iniciou a sua transmissão com sinal aberto e digital cheio, com som e imagem em alta definição, no canal 54.1D. A previsão para inauguração é no mês de outubro.
Segundo o diretor da emissora, Silvano Bezerra, a inovação será a marca principal da programação. “A proposta do canal é promover a expansão da produção audiovisual de qualidade, voltada para desenvolvimento e a melhoria de qualidade de vida da população, o favorecimento da educação, o incremento à cultura regional e a democratização da informação e do conhecimento”, teorizou.
Além da educação, carro chefe da emissora, a ciência, a cultura e a cidadania serão pautas permanentes de modo a contribuir efetivamente com a sociedade maranhense. Do ponto de vista informativo, terá uma programação mais critica, e os professores sempre vão ser convidados para apresentarem os resultados de suas pesquisas cientificas ou comentar sobre assuntos específicos de suas áreas de atuação.
Em termos de equipamentos e estrutura física, a TV UFMA está entre as melhores TVs universitárias do Brasil. “Estamos num padrão excelente de equipamentos em todos os níveis. Das ilhas de edição às salas de produção audiovisual”, descreveu Silvano Bezerra.
Segundo o reitor Natalino Salgado, a emissora poderá se tornar um campo fértil para treinamento e qualificação de profissionais e estudantes. “A TV UFMA dará grande contribuição a área do saber e da educação, transformando e dinamizando mais ainda as informações com a incorporação das novas mídias.”
A instalação da TV UFMA engloba uma área de 576 metros quadrados, ocupados por um edifício de dois andares com elevador para pessoas com deficiência. Os compartimentos estão divididos em dezessete salas para administração e produção; seis ilhas de edição; quatro banheiros; uma cozinha e área de serviços. A torre de transmissão, uma dos maiores do estado, tem 110 metros de altura.
TV UFMA tem padrão excelente de equipamentos em todos os níveis; das ilhas de edição às salas de produção audiovisual
TV UFMA tem padrão excelente de equipamentos em todos os níveis; das ilhas de edição às salas de produção audiovisual
Os dois estúdios têm pouco mais de 220 metros quadrados cada, com uma passarela elevada para facilitar o trabalho de instalação e manutenção, tanto da parte de rede quanto da parte de dados de TV, processamento de áudio e vídeo.
Um dos estúdios está reservado exclusivamente para a produção de telejornalismo e outro para gravação de diversos tipos de produção. Toda a parte de transmissão já está pronta, desde o processamento de áudio e vídeo, sala máster, que recebe o sinal de satélite, até a saída do sinal de TV.

Nenhum comentário:

Postar um comentário