segunda-feira, 21 de outubro de 2013

MARANHÃO NATUREZA: NOVA IORQUE SERÁ A PRIMEIRA CIDADE DO ESTADO COM ESGOTO COLETADO E 100% TRATADO

Nova Iorque, esgoto tratado 
O município de Nova Iorque - Região do Médio Sertão Maranhense, vai ser a primeira cidade do Maranhão a ter o seu  esgoto coletado e  100% tratado.   A obra da construção da rede de esgoto e da central de tratamento já foi concluída pela Codevasf e será entregue em dezembro, (Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba).  Segundo o superintendente da 8º regional de São Luís -  João Batista Martins, a obra já está pronta. “Estamos operando num período de 90 dias, em fase experimental, para que os técnicos possam fazer todos os ajustes necessários.”, declarou.
Nova Iorque; cidade planejada
Nessa primeira etapa, estão sendo  construídas centrais de tratamentos em 9 municípios que ficam às margens do Rio Parnaíba. Nova Iorque foi escolhida pela Codevasf para ser a cidade-piloto entre as nove obras em andamento no Rio Parnaíba. O programa do Governo Federal, através do Ministério da Integração Nacional faz parte do projeto de Revitalização das Bacias Hidrográficas do Rio Parnaíba. Com essa obra a cidade de Nova Iorque, que tem um potencial fantástico para o turismo, (mas ainda muito pouco explorado)  ganhará com  benefícios para a saúde, economia e meio ambiente.
central de tratamento vai preservar o Parnaíba

O impasse, por enquanto, é quem  vai ficar com a responsabilidade de gerenciar  a central de tratamento do município. A gestão do prefeito Airton Mota(PMDB)  alega que não tem    recursos para manter o pleno funcionamento do sistema.  
João Batista negocia com a Caema






A rede de esgoto construída pela Codevasf  vai colher e tratar todo o esgoto da cidade e devolver a água limpa ao Rio Parnaíba. Com isso está  em andamento uma negociação entre a superintendência da  Codevasf e a direção da Caema para a estatal maranhense ficar com a  responsabilidade de administrar os sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário