terça-feira, 4 de junho de 2013

SEMANA DO MEIO AMBIENTE: ESGOTO SEM TRATAMENTO JOGADO NA LAGOA DA JANSEN CONSTESTA NOTA DIVULGADA PELA SEMA


dezenas de pontos de esgotos que saem dos apartementos
a beleza que engana
Quem passa pela Lagoa da Jansen, principal cartão postal de São Luis, percebe logo que tem algo de estranho na coloração da água. A cor conquista os olhos e enoja o estômago. Com um cheiro forte de esgoto que exala se percebe  que algo muito grave vem acontecendo. A Secretaria do Meio Ambiente do Estado – SEMA  emitiu uma nota dizendo que o problema seria provocado pelo  o excesso de chuvas. O BLOG DO VARÃO foi ver de perto o que realmente estava acontecendo. As imagens dizem tudo.  Todo o esgoto dos apartamentos e residências do entorno do parque  são jogados de forma in natura dentro da lagoa.   Não existem estações de tratamento para o esgoto produzido pela população que mora perto do Parque da lagoa.
imagem não é tudo 
A biologia explica que o   fenômeno  é conhecido por Eutroficação e é resultado da poluição das águas por ejeção de adubos, fertilizantes, detergentes e esgoto doméstico sem tratamento prévio que provocam o aumento de minerais e, consequentemente, a proliferação de algas microscópicas que se localizam na superfície. Na eutroficação uma camada espessa de algas que impossibilitam à entrada de luz na água e impedem a realização da fotossíntese pelos organismos presentes nas camadas mais profundas, o que ocasiona a morte das algas, a proliferação de bactérias decompositoras e o aumento do consumo de oxigênio por estes organismos. Consequentemente começa a faltar oxigênio na água o que gera a mortandade dos peixes e outros organismos aeróbicos.
APA da Lagoa da Jansen
As obras de despoluição e recuperação ambiental e sanitária da Lagoa da Jansen foram projetadas pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado para transformar uma área degradada de mangue no mais belo e atraente cartão postal de São Luís. No mundo real, entretanto, teoria e prática seguiram trilhas opostas. Investigação recém-concluída da Corregedoria Geral do Estado revela que no lugar de estações de tratamento de esgoto e serviços de urbanização, plantaram um imenso escoadouro de dinheiro público, por onde foram filtrados  pelo ralo da corrupção cerca de R$ 118 milhões de reais.
Sema: R$ 118 milhões para construir as estações de tratamentos
NOTA DA SEMA SOBRE O FENÔMENO
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (Sema) informa que uma equipe técnica do órgão já está acompanhando e analisando a mudança na coloração da água da Lagoa da Jansen, fenômeno que vem sendo percebido desde a semana passada.
A Sema trabalha para esclarecer o fenômeno e nega que este seja consequência de problemas relacionados a esgotamento sanitário e proliferação de algas, isso porque, nos últimos dias, o excesso de chuvas e as altas marés contribuíram para que a troca de água na Lagoa não acontecesse em sua plenitude.
Vitor Mendes – secretário da SEMA



2 comentários:

  1. Maranhão, assim que vamos atrair turistas?
    acredito que o problema da Lagoa da Jansen, é de responsabilidade no mínimo três grandes secretárias, entre elas a do meio ambiente, infraestrutura, turismo e ainda digo mais saúde...pq elas não unem forças e fazem logo um trabalho descente.

    ResponderExcluir
  2. ÂNGELO PEDROSO

    Esse secretário tá mais preocupado em criar meios pra enviar recursos para os seus que fazer realmente algo pelo meio ambiente, acho que ele deveria primeiro cuidar das reservas que já existem.

    ResponderExcluir