segunda-feira, 17 de junho de 2013

MARANHÃO NATUREZA: CANCÃO

Cancão, muito comum na Região do Sertão Maranhense

Nome popular no Maranhão: Cancão
Nome Científico: Cyanocorax chrysops

Família: Corvidae

Ordem: Passeriformes

Distribuição: No Brasil, ocorre nos estados de Maranhão, Mato Grosso, São Paulo, Paraná, Santa Catarina, e Rio Grande do Sul. Também são encontradas na Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia.

Habitat: Presente em matas de araucárias, subtropicais, de galeria e cerradões, Mata Atlântica, pinheirais e eucaliptais. Têm preferência por locais altos da floresta. Raramente descem ao chão (exceto quando derrubam um alimento, que buscam prontamente).

Alimentação: Em no Sertão comem milho, nas  matas de araucárias consomem pinhões, mas também são rejeitam insetos, frutos e, às vezes, ovos de outras aves.

Reprodução: Põe de 6 a 7 ovos grandes, de cor azul-celeste com detalhes brancos. Na época reprodutiva deixam os bandos, geralmente de 10 a 20 indivíduos, para viver a dois. O ninho é feito em árvores altas e espinhentas, para evitar predadores. Com amplo repertório vocal, a gralha-picaça têm cerca de 25 vocalizações diferentes. Pode, inclusive, arremedar a fala humana, como os papagaios. Mas seu canto, em geral, é tagarelante.  Também conhecida como acaé, cancão, gralha, gralha-de-crista-negra, gralha-do-mato e uraca, ela tem uma cor azul ultra marinho (exceto na cabeça). O pescoço anterior e a garganta são negros, já o peito, a barriga e a ponta de cauda são brancos (amarelado). 
No alto da cabeça penas negras formam uma almofada de pelúcia, bem característica na espécie. Voam bem, para atravessar a ramagem pulam meio voando, lembrando a alma-de-gato.   Caçam em qualquer altura, usam os dedos para segurar a comida, enfiam o bico pontiagudo fechado numa fenda, a qual depois forçam, abrindo as mandíbulas. Aves fáceis de observação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário