sexta-feira, 7 de junho de 2013

BAIXADA MARANHENSE: DIRETOR DA CODEVASF VISITA ÁREA PARA IMPLANTAÇÃO DE PERÍMETRO IRRIGADO NO MARANHÃO

Claudio Azevedo com os diretores da Codevasf
O Diretor da Área de Desenvolvimento Integrado e Infraestrutura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Guilherme Almeida Gonçalves de Oliveira, vem a São Luís (MA) nesta segunda-feira (10/06) para tratar de assuntos relacionados ao Programa Mais Irrigação e aos Diques da Baixada Maranhense. Na ocasião, ele se reúne com o superintendente da Codevasf no estado, João Batista Martins, e com o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Maranhão (Sagrima), Cláudio Azevedo.
superintende João Batista Martins
Logo pela manhã a equipe faz um sobrevoo na região da baixada maranhense a fim de identificar e de definir uma área para elaboração do projeto de viabilidade para implantação de um perímetro irrigado. O recurso para tanto provirá do Programa Mais Irrigação, lançado no último mês de novembro pela presidente Dilma Rousseff para investir em projetos de recuperação de áreas irrigadas e no aumento da produtividade agrícola, cuja coordenação está a cargo do Ministério da Integração Nacional. Para o Maranhão estão previstos recursos da ordem de R$ 1.750.000,00 para elaboração de estudos e projetos de potenciais perímetros irrigados na região da baixada maranhense.
Em seguida, haverá uma reunião para que seja reavaliado tanto o cronograma de execução do projeto quanto o de implantação do Programa de Recuperação Ambiental e Preservação dos Mananciais de Água Doce da Baixada Ocidental Maranhense, projeto conhecido como Diques da Baixada. Em linhas gerais, esse projeto consiste na construção de um sistema de diques de contenção e de estruturas vertentes na região da Baixada Ocidental Maranhense, buscando, assim, evitar a inundação dos campos com água do mar e perenizando por mais tempo a água doce.
De acordo com o superintendente da Codevasf no Maranhão, João Martins, o Projeto Diques da Baixada Maranhense, cujas obras serão licitadas nos próximos meses, beneficiará uma área que engloba cerca de 9% da população do estado. “Por essa razão o Projeto é importante, porque evita a entrada de água salgada nos campos, além de permitir o acúmulo de água por mais três meses para a prática de diversas atividades produtivas, como, por exemplo, a piscicultura e a fruticultura”, comenta o superintendente.

Baixada Maranhense
A obra beneficiará os municípios de Viana, Matinha, São João Batista, São Vicente Ferrer, Cajapió, São Bento e Bacurituba. Na ocasião, serão dadas mais informações acerca do lançamento do edital do projeto (com previsão já para este mês de junho) bem como do lançamento da licitação para excução da obra (cujo edital deve ser lançado no fim deste ano).



Nenhum comentário:

Postar um comentário