quarta-feira, 5 de junho de 2013

A ARROGÂNCIA DA VALE: A MULTINACIONAL QUE MASSACRA E SE ACHA ACIMA DAS LEIS BRASILEIRAS E DOS PODERES CONSTITUÍDOS

A Vale extrai riqueza e deixa pobreza
Foi realizado  no Plenário da Comissão de Minas e Energia, Câmara Federal – Brasília, uma audiência pública para discutir as compensações econômicas e sócio ambientais aos municípios afetados pelo transporte da Estrada de Ferro Carajás. Em atendimento ao requerimento de autoria do Deputado Federal Cleber Verde e Davi Alcolubre.

Audiência Pública em Brasília: Vale mais uma vez nem mandou representante 
No local estiveram presentes 16 prefeitos municipais do Maranhão, parlamentares, representantes da “Justiça nos Trilhos” e sociedade civil organizada. O Diretor Administrativo do Consórcio dos Municípios da Estrada de Ferro Carajás no Maranhão (Comefc), Leôncio Lima, explicou sobre os efeitos do projeto S11D da Mineradora VALE, que vai gerar um lucro de 40 bilhões de reais à empresa. O Diretor destacou que o Maranhão vive há três décadas em situação de miséria, são mais de 1 milhão e 800 mil habitantes que vivem à margem do autoritarismo e abandono de uma das maiores mineradoras do mundo.

Audiência na AL do Maranhão: Vale também relaxou!
O consórcio nasceu para minimizar os impactos sofridos pelos 23 municípios, que estão atuando de forma coletiva para que a VALE entenda que é necessário compensar. Além dos débitos sociais e ambientais com o Maranhão, a empresa acumula ao longo dos municípios 159 mortes ocasionadas pela Estrada de Ferro.

senador Lobão 
O senador Edson Lobão Filho pontuou que o Maranhão serve como corredor estratégico de todos os produtos exportados pela VALE, entretanto o que fica para as comunidades é apenas prejuízo. Além de afirmar que está totalmente irmanado com a iniciativa, o senador destacou a falta de respeito da mineradora com o Congresso Nacional em não enviar representantes para os debates. As audiências públicas realizadas pelo Comefc servem para distribuir em todas as esferas os propósitos do projeto, todos estão imbuídos de um propósito, que é escrever uma nova história para o Maranhão e ao Brasil.

Cristiane Damião: pres. do Comefc 
A presidente do Comefc e prefeita do município de Bom Jesus das Selvas, Cristiane Damião, relatou que o consórcio é referencia para os 30 países onde a VALE está presente. “O grito do Maranhão estava preso, mas agora gritamos para o Brasil, para o mundo. A VALE é grande, mas poderosos somos nós, que cedemos nosso solo para ela passar com sua riqueza. Nosso território precisa ser valorizado”, finalizou.

                                                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário