domingo, 2 de junho de 2013

MARANHÃO PRODUTIVO: COMEÇA A COLHEITA DA SOJA NA REGIÃO SUL DO ESTADO

Os produtores da região sul do Maranhão já estão com 15% da soja colhida na atual safra, segundo informações da Fundação de Apoio à Pesquisa do Corredor de Exportação Norte (Fapcen), instituição que tem importante trabalho na região. Números da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) estimam uma produção de 1,7 milhão de toneladas de soja, um volume expressivo, mas que poderia ser bem maior não fossem algumas irregularidades climáticas.
Segundo o produtor e diretor financeiro da Fapcen, Idone Luiz Grolli (foto), nesta safra, as lavouras de soja registraram situações distintas, como a regularidade da chuva em algumas regiões e a falta dela em outras. Isso acabou por impactar na produtividade, que está abaixo da verificada na safra anterior. Idone Grolli informou que, entre os estados que formam a região do Matopiba, o Maranhão é o menos prejudicado pelos fatores climáticos na produção de soja. Formam ainda o Matopiba, os estados de Tocantins, Piauí e Bahia.
A preocupação agora dos produtores é com o escoamento da produção de soja. Eles reclamam que o grão oriundo dos estados do Mato Grosso e Tocantins estão tendo mais prioridades por parte da Vale no transporte via Ferrovia Carajás até o Porto do Itaqui. "Tem aumentando muito o volume de soja desses estados, enquanto o nosso fica aguardando para o transporte", disse Idone Grolli.



Nenhum comentário:

Postar um comentário