segunda-feira, 20 de abril de 2015

Prefeitura encerra Semana do Livro Infantil com programação lúdica na praça do Viva Bairro de Fátim

O encerramento da Semana do Livro Infantil, promovida pela Prefeitura de São Luís, levou centenas de crianças a Praça do Viva Bairro de Fátima, na tarde desta sexta-feira (17), onde tiveram a oportunidade de ouvir histórias, participar de brincadeiras e sorteios de livros e ainda ouvir musicas infantis apresentadas pela banda do 24º Batalhão de Infantaria Leve (BIL). A primeira-dama do município, Camila Braga, acompanhou o encerramento das atividades organizadas pela Fundação Municipal de Cultura (Func) e Biblioteca Municipal José Sarney.
A expectativa para o próximo ano é ampliar as atividades da Semana do Livro Infantil para outros espaços. "A Prefeitura de São Luís tem investido na educação, no incentivo à leitura, no programa de erradicação do analfabetismo, sempre atuante junto à população incentivando esses movimentos para estimular a leitura de nossas crianças e jovens", disse Camila Braga. Ela estava acompanhada do presidente da Func, Marlon Botão e da coordenadora da Biblioteca Municipal, Rita Oliveira. Os escritores Wilson Marques e Márcio Almeida também acompanharam as atividades no Viva Bairro de Fátima.
Camila destacou que o movimento que a Prefeitura tem feito nos bairros de São Luís tem tido aprovação da comunidade. "Isso só nos estimula a organizar cada vez mais momentos como este, com a comunidade", completou a primeira-dama. A programação da Semana do Livro Infantil contou com o apoio do SESI, e da Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), que forneceu lanche para os alunos que participaram das atividades.
A dona de casa, Conceição Pires, moradora do bairro, foi à praça levar sua neta, Amanda Brito, de 4 anos, para participar da programação. "Ela está gostando muito. Meu outro neto também queria vir, mas não pôde por estar na escola. Essa é uma iniciativa muito boa, pois a leitura é importante em todas as idades", disse.
A aluna Stefane Martins, de 9 anos, estudante do 4ª ano do Instituto Educacional Betel, ganhou um dos livros sorteados durante o evento e ficou radiante. "Estou muito feliz porque gosto muito de ler e agora tenho um livro novo", disse Stefane toda sorridente segurar o livro "A Menina Levada e a Serpente Encantada" do escritor Wilson Marques.
O presidente da Func, Marlon Botão, destacou que mais uma vez a Prefeitura está junto da população, buscando estimular o conhecimento, fazendo a comemoração da Semana do Livro Infantil. "O prefeito Edivaldo tem nos orientado a procurar buscar nas comunidades a participação em todas as atividades relevantes", disse o presidente.
Os escritores Wilson Marques e Márcio Almeida destacaram a importância da realização de eventos como este. "É um esforço que se faz no sentido de divulgar o livro, a leitura. E para o escritor é sempre uma oportunidade de conversar e fortalecer a relação com a comunidade", disse Wilson Marques.
"A gente entende que o livro é um ser vivo, ele tem muitas qualidades, ele é inteligente, amigo, trabalha o sentimento. O livro trabalha preceitos que são fundamentais para que a criança, ao longo de sua vida, possa desenvolver", destacou Márcio Almeida.

DOAÇÃO DE LIVROS
Como parte das atividades da semana, iniciada na segunda-feira (13), a biblioteca também deu início a uma campanha de doação de livros, que poderão ser entregues na Biblioteca Municipal José Sarney, localizada na Rua do Correio, s/n, Bairro de Fátima. A coordenadora da biblioteca informou que os livros arrecadados serão doados para o Instituto Educacional Betel, do bairro do João Paulo.

Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário