segunda-feira, 10 de agosto de 2015

UFMA - Novo prédio da Odontologia vai dobrar capacidade de atendimento comunitário


SÃO LUÍS - O reitor Natalino Salgado recebeu nesta segunda-feira, 10, o deputado federal Waldir Maranhão, que o acompanhou em uma visita as instalações do novo prédio anexo do curso de Odontologia, previsto para ser entregue em outubro. Orçado em mais de dois milhões e meio de reais, o prédio terá duas novas clínicas, com cem consultórios, um laboratório multiprofissional, um auditório de videoconferência – teleodonto, duas salas de aula, um auditório com capacidade para cem pessoas e uma biblioteca setorial, além de espaço administrativo com salas para professores.
O novo prédio possui cerca de 2.500 metros quadrados e será utilizado pelos alunos da graduação e residência odontológica. A chefe de departamento de Odontologia I, Ana Paula Brito, enfatizou que com a expansão será possível aumentar o número de atendimentos odontológicos, ampliar o número de alunos, além de facilitar a comunicação direta com o Sistema Único de Saúde (SUS). “Com o sistema de teleodonto, vamos manter uma comunicação direta com o SUS por meio de videoconferência e com outras universidades tanto nacionais quanto internacionais, trocando experiências e aperfeiçoando a didática e o ensino-aprendizagem dos acadêmicos de Odontologia”.
Para Waldir Maranhão, o trabalho do reitor à frente da Universidade traduz o compromisso com a comunidade maranhense e a relevância social que a instituição possui. “Ficamos felizes em vê a magnitude deste prédio que terá mais condições de atender à comunidade bem como formar profissionais qualificados e aptos a contribuírem para a felicidade de muitas pessoas. Tenho certeza que a professora Nair Portela dará sequência a este crescimento significante que Universidade ultrapassa. Natalino Salgado deixará um legado para o Estado, pelo esforço e comprometimento que tem tido com a UFMA. Continuarei apoiando e defendendo as causas em prol da Universidade, garantindo investimentos que sejam aplicados com a devida responsabilidade e que contribuirá ainda mais para o avanço da UFMA”, afirmou.
Segundo a diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), Nair Portela, o prédio vai contribuir para que os alunos de Odontologia desenvolvam suas práticas acadêmicas com maior qualidade. “É um grande avanço para a área, que já possui tanto mestrado quanto Doutorado e precisa de espaços para desenvolver as pesquisas. Vai propiciar, também, um salto de qualidade no atendimento odontológico que é amplamente procurado pela sociedade maranhense”, completou.
Natalino Salgado explicou que a visita é uma forma da UFMA prestar contar dos recursos liberados por meio de emenda parlamentar, individuais ou de bancadas. “O deputado Waldir Maranhão tem sido um amigo da UFMA, destinando emendas e sempre defendendo, na câmara, as causas sociais da Universidade”. O reitor lembrou que, este ano, as emendas ainda não foram aprovadas pelo Congresso Nacional, o que tem afetado todas as instituições. “Mas temos a certeza de que Waldir Maranhão está, junto com outros parlamentares da bancada maranhense, lutando e discutindo para trazer mais investimentos e melhores condições sociais para o nosso Estado”, finalizou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário