segunda-feira, 18 de maio de 2015

Plano Matopiba é lançado no Maranhão e Piauí

Wellington Dias - governador do Piauí
A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, lançou, na tarde desta quinta-feira (14), em Teresina, o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba. “Estamos transformando e aumentando a produção de grãos nesta região sem desmatamento, convertendo áreas de pecuária em áreas de agricultura. Enquanto no Brasil a produção cresce 5% ao ano, no Matopiba cresce 20%, e hoje já representa 10% da produção nacional. Este plano vem justamente para expandir a produtividade por meio da pesquisa e da inovação, priorizar a infraestrutura e aumentar a renda dos produtores com a assistência técnica e a extensão rural”, disse.
Na ocasião, Kátia Abreu assinou um termo para a aquisição de 11 tratores para municípios piauienses e a compra pelo Mapa de uma perfuratriz e de um caminhão que ficarão à disposição da Superintendência Federal de Agricultura do Piauí.
A ministra assinou também um termo de adesão com as prefeituras que atuarão em parceria com o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Agricultura, para alcançar as metas que comporão as bases do programa nacional voltado à ampliação e ao fortalecimento da classe média no setor rural. Este termo de adesão foi acordado com os municípios de Alvorada da Gurgueia, Barreiras do Piauí, Bom Jesus, Cristino Castro, Currais, Guilbueis, Monte Alegre do Piauí, Palmeira do Piauí, Redenção do Gurgueia, Santa Luz e São Gonçalo da Gurgueia.
A ministra reforçou a importância do plano para permitir que os produtores tenham participação efetiva na expansão do agronegócio. “Nossa ideia e inserir definitivamente os produtores, buscá-los onde estiverem e fazê-los parte deste agronegócio de sucesso. Por isso, estou buscando projetos para fazer com que a vida desses produtores possa ser transformada para melhor”, disse.
Na manhã desta quinta-feira (14), Kátia Abreu esteve em Balsas, no Maranhão, também para a divulgação do Plano do Matopiba. “O Maranhão é um estado de extrema importância para a região, porque é onde está localizado o Porto de Itaqui. Não adianta ter uma grande produção se não tiver como escoá-la. O Porto de Itaqui é muito bem localizado, mais próximo da Europa e do Canal do Panamá. Isso contribui para a competitividade do Motopiba. Por isso, vamos investir em infraestrutura na região, articular a conclusão do asfalto da Rodovia do Anel da Soja e melhorar a qualidade da rodovia BR 234”, afirmou a ministra.
Kátia Abreu esteve em Palmas, no Tocantins, na quarta-feira (13), e vai a Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, nesta sexta-feira (15), também para lançar o Plano de Desenvolvimento do M
atopiba (Mapa

Nenhum comentário:

Postar um comentário