domingo, 28 de julho de 2013

ALIANÇA PT/PMDB NO MARANHÃO: VICE-GOVERNADOR NUNCA FOI CONVIDADO PARA PARTICIPAR DO GOVERNO ITINERANTE

vice-governador nunca foi nem convidado para o itinerante
Se depender da relação política ou pessoal entre o vice-governador do Maranhão, Washington Oliveira(PT) e o candidato ao Governo do Estado Luis Fernando Silva(PMDB),  a manutenção da aliança  PT/PMDB está comprometida. O candidato do Grupo Sarney acha tão desprezível a presença de  Washington, que nunca o convidou para o Governo Itinerante.
Washington usa a desculpa do PED
O vice-governador aproveita a eleição do PED(Processo de Eleição Direta do PT) como desculpa para sua ausência nas agendas políticas de Luis Fernando no interior do Estado. Mas nos bastidores políticos todos sabem  que os dois não se suportam.  O vice-governador reclama que enquanto Luis Fernando esteve à frente da Casa Civil  foi tratado a “pão e água”.  A vice governadoria não tem orçamento, e toda sua estrutura é subordinada à Casa Civil.
Com a queda da presidente Dilma Rousseff(PT) nas pesquisa e a briga autofágica dentro do PT, pode influenciar de forma definitiva a aliança do PT com o PMDB em todo Brasil e de forma letal para o vice governador. A CNB, facção do partido comandada pelo presidente Lula e representada aqui no Estado por Washington, não quer a reeleição da presidente Dilma.  O motivo do racha, é que  quando assumiu a presidência, ela se afastou do núcleo duro do PT. Lula nunca engoliu a forma como  a presidente sempre tratou o Sarney e o fisiologismo do PMDB.
 
Roseana não depende de Washington para ter a legenda
 A manutenção  da aliança PT/PMDB aqui no Estado vai depender do  comportamento dos presidenciais nas pesquisas.  A equação é a seguinte: com o crescimento dos candidatos a presidente da republica, a tendência do  Grupo Sarney é perder o interesse e os motivos que mantém a aliança aqui. Essa conjuntura vai depender do crescimento de Marina Silva(sem partido),  Aécio Neves(PSDB) e Eduardo Campos(PSB).
Luis Fernando detesta Washington
Apesar de não ter nenhuma expressão eleitoral que possa contribuir para a oposição ou para a eleição de Luis Fernando - o vice-governador, simbolicamente, representa a entrega do PT ao Grupo Sarney. Então,  tudo de negativo que acontecer na manutenção da aliança entre os dois partidos para 2014 será  depositado na conta do vice-governador.




 







Nenhum comentário:

Postar um comentário