quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

Secretário Canindé apresenta avanços do setor de Trânsito e Transportes na Câmara

A Prefeitura de São Luís, por meio da secretaria municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), apresentou na Câmara Municipal de São Luís ações da secretaria e o andamento do processo de licitação do transporte público. O secretário de governo, Lula Fylho, representou o prefeito Edivaldo na audiência. O secretário de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, fez uma explanação e apontou os avanços que já foram conquistados em São Luís, a partir do remodelamento do sistema de transporte definido pelo prefeito Edivaldo.
Para o secretário Lula Fylho, esta foi uma grande oportunidade de a Prefeitura demonstrar os avanços no setor de transporte, com importantes projetos se concretizando este ano. "A licitação vai muito bem e seguimos o acordo. Até maio ela estará concluída, juntamente com a biometria facial e o GPS. Em abril vamos iniciar o processo para, até o final do ano, concretizarmos a implantação do Bilhete Único, que é aguardado com ansiedade pela população", afirmou.
O secretário Canindé Barros mostrou, de maneira prática, o passo a passo da Licitação que está em andamento, cumprindo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado pela Prefeitura. O primeiro passo, em setembro de 2014, foi a contratação da Sistran para os estudos técnicos da licitação.
TECNOLOGIA
O segundo passo é a elaboração do projeto de Lei que está na Câmara Municipal em tramitação. Depois, a biometria facial que já foi licitada e está em fase de implantação. A Prefeitura já implantou a biometria facial em mais de 200 ônibus. Segundo Canindé, até o final do mês de abril, o equipamento estará implantado em toda a frota, além do sistema de GPS, para que se tenha controle dos horários de circulação dos ônibus.
"Ao longo dos anos, se perdeu totalmente o controle dos tempos de duração das viagens e dos itinerários. O serviço melhora com fiscalização e controle. O GPS irá nos dar o mapeamento dos tempos de espera dos usuários, se os ônibus desviam rotas, e assim aprimorar o serviço", disse.
FISCALIZAÇÃO
Outro ponto foi o aprimoramento da fiscalização da frota de transporte ilegal, os "táxis-lotação". A implantação do Bilhete Único também está em processo avançado para ser realizada em breve.
"Como foi claramente demonstrado, o TAC está sendo cumprido seguindo todos os ritos. Estamos combatendo de forma dura os veículos ilegais e os retirando de circulação. Vamos fazer o que for preciso para melhorar o transporte dos ludovicenses. Queremos o apoio da Câmara para buscar a melhoria do sistema de transporte", afirmou.
NOVA FROTA
Canindé respondeu aos questionamentos de todos os vereadores e também ouviu elogios de muitos parlamentares pelo esforço dele e do prefeito Edivaldo para melhorar o sistema de transporte com intervenções eficazes como a feita no Anel Viário e a viabilização da entrega de 124 ônibus.
Sobre os ônibus, Canindé fez questão de reafirmar que as empresas compraram ônibus novos dentro do que está estabelecido no acordo judicial. "Algumas pessoas questionam se os ônibus eram velhos, usados. Nós fizemos questão de que fosse entregue esta grande quantidade de ônibus para evitar este comentário. Quando se entrega 10 [ônibus] aqui, 20 [ônibus] ali, é que as pessoas dizem que os ônibus velhos. É preciso deixar claro que os empresários compraram ônibus novos porque a Lei exige isto e o prefeito Edivaldo exigiu que a Lei fosse cumprida", afirmou. O secretário também explicou que a demora para a entrega ocorreu em virtude das férias das montadoras no final do ano e da dinâmica de transporte destes coletivos, que não permite o transporte de 250 ônibus de uma só vez.
O líder do governo, vereador Osmar Filho (PSB), enalteceu a condução da Prefeitura do processo de licitação e os avanços no setor de transporte. "A Prefeitura tem atuado com afinco neste setor. Apesar de a audiência ser para tratar da licitação, sempre que um secretário está no parlamento é uma oportunidade para se discutir várias questões da sua secretaria. E o secretário Canindé mostrou as ações e não se eximiu de responder os questionamentos", aplaudiu Osmar.

INTERVENÇÕES EM PARCERIA
O secretário de Trânsito e Transportes também apresentou uma prévia das intervenções que serão feitas em 31 pontos da capital por meio da parceria entre a Prefeitura de São Luís e governo do Estado, para melhorar o tráfego principalmente nas Avenidas Guajajaras e Holandeses. Rotatórias e cruzamentos passarão por adaptações que garantirão maior fluidez, a exemplo do que foi feito no Anel Viário.
A audiência foi proposta pela vereadora Rose Sales e contou com a participação de representantes do SET, Sindicato dos Rodoviários, Associação de Usuários, representantes de movimentos estudantis e outras entidades da sociedade civil organizada que estiveram no plenário Simão Estácio da Silveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário