segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Boa iniciativa – governador Flávio Dino vai criar a Casa do Pescador Artesanal do Maranhão

O governador Flávio Dino vai criar um Centro de Apoio ao Pescador Artesanal do Estado do Maranhão. A casa do pescador será dotado  de condições para funcionar como centro de formação e aperfeiçoamento técnico, com alojamentos, refeitório, consultório médico e odontológico para realização de pequenos procedimentos de urgência, apoio com transporte para locomoção dentro da capital, acompanhamento por assistentes sociais, orientação por funcionários de órgãos federais, estaduais e municipais afins, sendo todos os atendimentos extensivos aos seus dependentes diretos.
 O Maranhão tem 640 quilômetros de costa marítima, com cerca de 300 mil famílias de Pescadores Artesanais registradas, compreendidas entre, proprietários de embarcações, Canoeiros, Marisqueiros, Embarcados, Desembarcados, Catadores, Aquicultores e todos os homens e mulheres, que têm como atividade econômica a pesca artesanal. Essas famílias tem na pesca seu único meio de vida, sendo responsáveis pela produção de mais de 150 mil toneladas de pescado ao ano, setor ainda carente de políticas públicas de incremento ao desenvolvimento sócio-econômico.
       
 As atividades pesqueiras, englobam a segunda maior atividade do setor produtivo  do Estado. O governador Flávio Dino defende  a criação da casa a partir de uma  necessidade da adoção de ações de grande impacto social que visem melhor qualificar o profissional da área de pesca, além de garantir devida assistência do Governo Estadual como forma de assegurar o crescimento sócio econômico do povo maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário