quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Governo, CNA e Faema discutem Cadastro Ambiental Rural



Debater ações conjuntas que incentivem o produtor rural maranhense a aderir ao Cadastro Ambiental Rural (CAR) foi o principal tema de reunião realizada, nesta terça-feira (10), entre o secretário de Estado de Agricultura e Pecuária, Márcio Honaiser; o coordenador da Confederação Nacional de Agricultura (CNA), Rodrigo Justus de Brito; e o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Maranhão (Faema), José Hilton Coelho de Sousa.

O assunto já havia sido abordado, semana passada, em reunião dos secretários de Agricultura e Pecuária e Meio Ambiente de todo o país, com as ministras Kátia Abreu (Mapa) e Izabella Teixeira (MMA), que reforçaram a importância do cumprimento do prazo, que se encerra no dia 6 de maio, e da participação de grandes e pequenos produtores no processo.

Segundo dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), até o momento, 40% dos mais de 371,8 milhões de hectares de áreas passíveis de cadastramento no país foram registrados, dos quais 60% são de pequenos agricultores.

Já no Maranhão, entre maio de 2014 e o início de fevereiro de 2015, foram cadastrados 4,8 milhões dos 13,03 milhões de hectares de área passível de cadastro, o que representa 36,84 % do total. “Precisamos mostrar ao agricultor que é fundamental que ele participe desse levantamento, que servirá de base para ações do Ministério nos próximos anos”, ressalta o secretário Márcio Honaiser.

O cadastro foi criado pela lei do Código Florestal, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente (Sinima), integrando informações sobre a situação das Áreas de Reserva Legal, de Preservação Permanente, florestas e remanescentes de vegetação nativa, além das Áreas de Uso Restrito e das consolidadas das propriedades e posses rurais do país. Com esses dados, será possível o planejamento de imóvel rural e recuperação de áreas degradadas.


Trata-se de um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais. O acesso ao CAR é online e gratuito, no endereço eletrônico www.car.gov.br. Qualquer pessoa pode entrar no sistema para se cadastrar, para tanto, é necessário baixar o Módulo de Cadastro, preenchê-lo e enviá-lo para análise, tudo no mesmo site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário