sexta-feira, 9 de janeiro de 2015

UFMA implanta Licenciatura em Educação do Campo em Bacabal


SÃO LUÍS - Alimentar a utopia de um mundo melhor e mais qualidade de vida para milhares de jovens que vivem no campo. Com esse propósito e o entusiasmo de quem vê seu sonho se tornar realidade, a estudante Adriane Costa era uma das mais empolgadas na aula inaugural da licenciatura em Educação do Campo, que a Universidade Federal do Maranhão implantou na última terça-feira, no Campus de Bacabal, a 246 km de São Luís.
O novo curso se difere dos outros pela divisão em duas partes: tempo universidade e tempo escola comunidade. O primeiro seria o tempo que os alunos vão passar em salas de aula estudando os conceitos e teorias científicas. Enquanto o segundo é o momento em que os alunos retornam para as suas comunidades a fim de colocarem em prática o que aprenderam, mas sempre com a supervisão de um professor orientador.
O curso integra a política de qualificação docente do Governo Federal e tem como objetivo propiciar formação de nível superior para professores que atuam na educação do campo, de forma a contribuir para a melhoria de qualidade da educação no Maranhão.
O reitor Natalino Salgado disse que a chegada desse curso é, sobretudo, o resultado da conquista dos movimentos sociais para garantir os seus direitos. E lembrou do líder camponês Manoel da Conceição, que foi agraciado pela UFMA com o título de Doutor Honoris Causa em reconhecimento à sua incansável batalha à favor dos trabalhadores rurais e dos sem terra. Salgado também se comprometeu a apoiar toda e qualquer ação necessária para o fortalecimento do curso. “A UFMA não medirá esforços para o desenvolvimento deste curso, com solidez e qualidade, de modo que Bacabal seja uma das referências em educação do campo, assim como temos trabalhado com todo afinco na interiorização das ações de nossa Universidade", enfatizou. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário