sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Incra/MA participa de seminário do curso superior de Pedagogia da Terra

O curso superior de Licenciatura em Pedagogia da Terra, promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) no estado do Maranhão entra na reta final. Teve início nesta quinta-feira (15) e segue até sábado (17) de janeiro, o I Seminário de Encerramento e Avaliação do Projeto, que tem a parceria da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Colégio Universitário da UFMA (Colun), do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Associação das Áreas de Assentamento do Maranhão (ASSEMA).
O evento acontece no auditório central da UFMA, no Campus do Bacanga, em São Luís. Além de realizar uma ampla discussão e avaliação sobre o desenvolvimento do projeto, 68 alunos defenderão, nos dias 16 e 17, as monografias para conclusão do Curso de Pedagogia da Terra. Durante a solenidade de abertura do seminário o superintendente do Incra-MA, Jowberth Alves, ressaltou a importância do Pronera para os assentados da reforma agrária. “Os alunos que estão concluindo este curso tem uma grande responsabilidade com a socialização do conhecimento adquirido. Precisam ser agentes de transformação no campo”, disse.
O superintendente também ressaltou a necessidade de inserir a Secretaria Estadual de Educação como parceira do Pronera, e para isso, disse que iniciará articulações com o objetivo de concretizar essa parceria e dessa forma ampliar o programa para mais comunidades.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis, Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, que representou o reitor da UFMA na solenidade, destacou a importância da parceria entre a universidade e o Incra, que já dura 16 anos e, enfatizou, que a universidade está organizando no Campus da UFMA no município de Bacabal, em um polo que concentrará a educação do campo.
Também participaram da mesa de abertura Evangelina Noronha, da Fundação Sousandrade, Diana Diniz e Conceição Lobato, coordenadoras do curso de Pedagogia da Terra, Jonas Borges, representante do MST e Ana Cleuma Miranda, representante da ASSEMA.
Após a solenidade de abertura, o seminário seguiu com a realização da conferência de abertura, proferida pelo professor Rafael Villas Boas, da Universidade de Brasília (UNB).
Cooperação
O curso de Pedagogia da Terra foi formalizado através de um Termo de Cooperação Técnica celebrado em dezembro de 2008, entre o Incra/UFMA/MST/ASSEMA. Foram ofertadas 100 vagas para assentados e filhos de assentados, que garantiram ingresso no curso por meio de vestibular.
As aulas ocorreram em regime de pedagogia da alternância, com etapas presenciais realizadas no Campus da UFMA de Bacabal e etapas do tempo comunidade, quando os alunos desenvolveram as atividades pedagógicas no assentamento com o acompanhamento de monitores. Todo o projeto foi orçado no valor de R$ 1,8 milhão.
Pronera
O Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária – Pronera é uma política pública do Governo Federal, executada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde o ano de 1998. Esse Programa vem oportunizando a milhares de trabalhadores rurais assentados e seus filhos, o direito à educação pública e gratuita. O Pronera no Maranhão já ofereceu cursos de alfabetização de jovens e adultos; magistério; cursos técnicos e nível superior.


Nenhum comentário:

Postar um comentário