sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Pronatec Agro conclui primeiros cursos

O Pronatec Agro, programa de capacitação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), começa a concluir os primeiros cursos neste mês, com cerca de 4.500 alunos capacitados.
A expectativa é que a oferta de capacitações cresça cerca de 500% já no primeiro semestre desse ano, pulando para 23.600 formandos até julho de 2015, alinhando o Mapa com o novo slogan do Governo Federal: Brasil – Pátria Educadora. O Programa, que tem o SENAR como um dos principais parceiros, oferece cursos gratuitos nas escolas públicas federais, estaduais e municipais e ainda nas unidades de ensino do SENAI, SENAC e SENAT e em instituições privadas de ensino superior e de educação profissional técnica de nível médio.
“Precisamos nos unir e preparar técnicos, produtores rurais e jovens empreendedores para otimizar o trabalho no campo, melhorar a gestão da agropecuária, ampliar o acesso as tecnologias e promover a adoção de práticas sustentáveis”, afirma Caio Rocha, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa.
O Pronatec Agro oferece cursos como Assistente de Planejamento e Controle de Produção; Operador de Máquinas e Implementos Agrícolas, Auxiliar de Agroecologia; Horticultor; Forragicultor; Produtor de Embutidos e Defumados, entre outros.
A Ministra Kátia Abreu elegeu como uma de suas prioridades à frente do Mapa a qualificação dos produtores rurais. “A assistência técnica é a forma de ascensão no meio rural”, diz. “Não basta darmos crédito, o produtor tem que estar preparado para usá-lo da melhor forma”, completa.


Nenhum comentário:

Postar um comentário