sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Ministro do Esporte vai inaugurar pista olímpica de atletismo da UFMA


BRASÍLIA – O reitor Natalino Salgado se reuniu na tarde de ontem, 15, com o ministro do Esporte, George Hilton, para tratar de ações que ampliem e incentivem o esporte universitário no Estado. Na reunião ficou acertado que o ministro visitará a UFMA quando de sua vinda ao Maranhão para participar do Encontro de Secretários Estaduais de Esporte, que acontece entre os dias 5 e 6 de fevereiro, em São Luís.
Na ocasião, o ministro fará a inauguração da pista de atletismo da UFMA, capaz de abrigar qualquer tipo de competição. A pista, no mesmo padrão da utilizada nas olimpíadas de Londres, foi construída com recursos no valor de seis milhões do Ministério do Esporte, possui quatrocentos metros de comprimento e dez de largura. O equipamento faz parte de um conjunto de obras que correspondem ao legado que os Jogos Olímpicos de 2016 pretendem deixar na infraestrutura do esporte brasileiro.
Segundo Natalino Salgado, os investimentos, tanto do Ministério da Educação quanto do Ministério do Esporte, modificaram de forma positiva a realidade do esporte na Universidade. “A pista tem padrões internacionais e se somará às demais estruturas que já dispomos na UFMA. Além do atletismo, diversas modalidades foram dinamizadas com a reforma do núcleo de esportes, das quadras poliesportivas, da piscina semi-olímpica, bem como com a aquisição de equipamentos necessários para a prática desportiva e paradesportiva. Convém destacar que, para tanto, tivemos o incondicional apoio do governador Flávio Dino que se empenhou pessoalmente para a liberação dos recursos”, enfatizou.  
O curso de Educação Física também ganhou com a implantação do bacharelado, que formará profissionais empenhados em desenvolver atletas de alto rendimento no Maranhão. Com toda essa estrutura, a UFMA espera a aprovação do mestrado em Educação Física, que já está  em análise pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoa de Nível Superior.
A pista de atletismo possui um formato de meia-lua com caixas de areia para saltos à distância e triplo. De acordo com o coordenador do curso de Educação Física, e professor responsável pela disciplina de atletismo, Alex Bezerra, esta pista é um sonho realizado. “Os benefícios são incontáveis, porque com a certificação classe dois que ela obteve pela Associação Internacional das Federações de Atletismo, poderemos registrar os recordes dos atletas”, contou, acrescentando que a pista obedece a padrões olímpicos e foi importada da Noruega.
Também estiveram presentes na reunião o secretário executivo do Ministério de Esportes, Ricardo Laser, o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Márcio Jardim e a secretária-adjunta da Sedel, Joslea Rodrigues.


Nenhum comentário:

Postar um comentário