segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Prefeito Edivaldo e governador Flávio Dino definem medidas para mobilidade na capital



O prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino deram início às primeiras tratativas para a celebração de parcerias institucionais que visem à mudança para melhoria da qualidade de vida da população. Na manhã desta segunda-feira (5), Edivaldo esteve com o governador, no Palácio dos Leões, para a primeira reunião de trabalho que traçou intervenções de mobilidade urbana em São Luís, com início previsto para este mês. Dentre as primeiras medidas estão obras de pavimentação, intervenções de trânsito e construção de avenidas interbairros.
O prefeito Edivaldo entregou ao governador um conjunto de projetos na área de infraestrutura desenhados pela Prefeitura para São Luís. O chefe do executivo municipal saiu entusiasmado da reunião e destacou que este é o primeiro de uma série de encontros que ocorrerão daqui para frente entre Prefeitura e Governo do Estado.
“Demos o primeiro passo para a parceria tão sonhada pela população, prefeito e governador caminhando juntos em prol da nossa querida São Luís. Hoje conversamos sobre mobilidade urbana e pavimentação com diversas ações conjuntas nessas áreas. Em específico, nós tratamos sobre as intervenções de trânsito que devem ocorrer ao longo desse primeiro semestre e também sobre asfaltamento das vias de nossa cidade”, Edivaldo. 
Ao enfatizar a urgência na implementação desse pacote de medidas em benefício de São Luís como forma de impactar positivamente a vida do cidadão ludovicense, o governador avaliou a parceria como profícua e ressaltou que este começo de relacionamento institucional com a Prefeitura ocasionará uma série de avanços. 
“A cidade de São Luís tem um governador amigo, presente e que se preocupa com suas demandas. A população já começará, dentro de pouco tempo, a presenciar o resultado desse novo momento. Hoje eu e o prefeito Edivaldo discutimos a temática da mobilidade urbana, um problema que atinge todos os cidadãos maranhenses que trabalham e moram na região metropolitana de São Luís. Por isso mesmo, a preocupação é termos projetos conjuntos que permitam a ação em parceria e permanente entre o Governo do Estado e a Prefeitura”, assinalou o governador Flávio Dino. 
O encontro delineou as primeiras medidas a serem tomadas no âmbito da fase de gestação da parceria. A Prefeitura vai executar as obras por intermédio da sua própria usina de asfalto e suas equipes e o governo estadual entrará com parte dos recursos. “Nós formataremos o convênio e já em janeiro iniciaremos esse trabalho”, garantiu o secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, Antônio Araújo. Na próxima quinta-feira (8), o prefeito Edivaldo deve anunciar as ruas que receberão obras de requalificação asfáltica em São Luís.

 INTERVENÇÕES E INTERBAIRROS
Neste primeiro momento de formalização de uma parceria institucional concreta e inédita entre os dois entes federativos, o prefeito Edivaldo e o governador Flávio Dino determinaram, em caráter imediato, prioridade para intervenções de trânsito nas Avenidas Guajajaras e dos Holandeses. “Nós definimos também intervenções no trânsito abrangendo os grandes corredores com foco principal agora para a Avenida Guajajaras envolvendo inclusive a Forquilha e também a Avenida dos Holandeses. São dois focos principais de atuação para que, até o fim do ano, a gente tenha mais fluidez no trânsito nessas duas vias”, assinalou Dino.
De acordo com o secretário municipal de Trânsito e Transportes, Canindé Barros, serão implantadas alterações na geometria do trânsito das duas vias. “Decidimos pelas duas avenidas mais problemáticas que nós temos, a Guajajaras, no trecho que vai do retorno da Forquilha até a saída da cidade, e também a Holandeses, que tem um problema seriíssimo a partir do trecho do quartel da Polícia Militar. Nesses pontos, vamos retirar todas as rotatórias, e, a partir disso, criaremos cruzamentos semafóricos e retornos de quadra. Com certeza, essas medidas proporcionarão uma fluidez bastante significativa”, explicou Canindé Barros.
Até o final de janeiro, a Prefeitura de São Luís deve apresentar os projetos e o planejamento das vias interbairros. O objetivo dessas avenidas interbairros é criar mais opções de tráfego e melhorar a fluidez no trânsito a fim de que a população possa se deslocar rapidamente a diversos pontos de São Luís. Também foi designada uma equipe técnica para apresentar soluções acerca de transporte sobre trilhos. A concepção de projetos de modo conjunto com os municípios da região metropolitana gera um cenário favorável para o desenvolvimento dos quatro municípios da Grande Ilha.
Para o secretário de Estado de Infraestrutura, Clayton Noleto, a reunião foi uma agenda produtiva e de integração. “Temos um conjunto de ideias que estão sendo aprofundadas e nós queremos dar uma resposta de imediato para que os ludovicenses já percebam muito claramente a evidenciação da relação entre governo do estado e Prefeitura de São Luís, trabalhando de maneira integrada e harmônica em um propósito que haja resultado de governo eficiente, que funcione”, ressaltou Noleto.
Participaram ainda da reunião os secretários municipais José Cursino (Planejamento), Lula Fylho (Governo), Batista Matos (Comunicação) e os secretários de Estado Marcelo Tavares (Casa Civil), Márcio Jerry (Assuntos Políticos e Relações Institucionais) e José Artur Cabral Marques (Agência Estadual de Mobilidade Urbana).


2 comentários:

  1. Cara como é bom ver o governo e o estado juntos pra lutar por São Luis, era disso que precisávamos.

    ResponderExcluir
  2. com essa junção esse ano tem tudo pra ser uma otima gestão.

    ResponderExcluir