sábado, 3 de agosto de 2013

ELEIÇÕES DO PED/PT/MA: TESE DE CANDIDATURA PRÓPRIA FORTALECE O NOME DE ZÉ CARLOS PARA VICE DE LUIS FERNANDO

Henrique lançou candidatura hoje no Pirapora
O candidato a presidente do PT, Henrique Sousa, lançou sua candidatura hoje pela manhã no sítio Pirapora -  bairro do Santo Antonio. Intitulada “PT PARA TODOS, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS”. A tese  defende o lançamento de candidatura própria para governador em 2014. A chapa encabeçada por Henrique é considerada favorita para disputar um eventual segundo turno com o candidato Raimundo Monteiro que disputa a reeleição no partido.
 O mais intrigante na defesa da tese de candidatura própria tem sido o fato de não ser colocado, em nenhum momento, um nome que possa ser avaliado para disputa. Isso vem gerando insegurança nos petistas que são contra a aliança  do partido com o PMDB no estado. Quando se defende uma proposta de candidatura própria é natural que surjam nomes para a disputa.  Pela falta de interesse dessa discussão, abre um precedente perigoso e uma desconfiança geral sobre a tese. Será que é candidatura própria é pra  valer, ou só para negociar mais à frente,  numa conjuntura mais interessante! Talvez por isso que ninguém até agora tenha colocado seu nome para a disputa.
Zé Carlos: cresce a especulação como vice de Luis Fernando
Henrique, por muito tempo, foi ligado ao vice-governador Washington Oliveira. Apesar do rompimento, os dois continuam pertencendo a mesma tendência, CNB(Construindo um Novo Brasil). Ele até que ensaiou um afastamento, mas  não  convenceu  a militância que seu rompimento com a CNB, (do presidente Lula), tenha sido para valer. Pelo fato do  deputado Zé Carlos ter um bom relacionamento com o Grupo Sarney isso tem gerado uma série de especulações sobre seu nome para compor a chapa com o candidato Luis Fernando Silva(PMDB).  Henrique é chefe de gabinete do deputado na Assembléia Legislativa.
Monteiro tem forte rejeição no caminho para reeleição
O prazo para o registro de chapas é até  dia 12 de agosto. Até agora s chapas  já se colocaram  na disputa: Alinhados a manutenção da coligação PT/PMDB estão, Raimundo Monteiro(atual presidente que concorre a reeleição); Mundico Teixeira(Caxias); Edmilson Carneiro(Vargem Grande). A chapa de  Henrique que defende candidatura própria;  Alinhados a tese de apoio a candidatura de Flavio Dino, estão Augusto Lobato(atual vice–presidente do partido); e  Eri Castro.
Processo - O PED ocorre a cada dois anos. Esse processo antecede as eleições gerais e municipais. Para ter direito a voto no processo petista é necessário está em dias com as taxas de filiados e ainda ter mais de um ano como militante do partido. No Maranhão, existem hoje 34 mil filiados aptos a votar em novembro deste ano. Esse número é maior que o registrado no PED de 2011 que foi de 22 mil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário