sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Secretários municipais de Educação debatem políticas públicas e parcerias em encontro

Segue até esta sexta-feira(23) o I Encontro Estadual Undime/Natura. O evento, promovido pela seccional maranhense da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MA) em parceria com o Instituto Natura, conta com a presença de secretários municipais de Educação de todo o estado e está sendo realizado no auditório Paulo Freire, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).
O objetivo do evento é discutir políticas públicas atuais de Educação e aprofundar o conhecimento dos gestores municipais acerca dos projetos do Instituto Natura que possuem articulação com a área educacional. Na condição de presidente da Undime Maranhão, o secretário municipal de Educação de São Luís, Geraldo Castro Sobrinho, presidiu a mesa de abertura do encontro. “Nossa intenção é buscar parcerias que fortaleçam o regime de colaboração entre os sistemas de ensino, nos auxiliando a alterar positivamente os índices educacionais.”, almejou o secretário municipal de Educação, Geraldo Castro, ao abrir os trabalhos do encontro.
Palestras
No primeiro dia, foram proferidas as palestras “Considerações a respeito do Piso Nacional dos Professores do Ensino Básico”, “A Gestão Democrática na Escola Pública” e “A capacitação docente por meio do Projeto Trilhas. Já hoje (23), serão realizadas discussões sobre “O Processo de Elaboração e Revisão dos Planos Municipais de Educação” e “A importância do Conviva Educação para o fortalecimento da gestão das redes municipais de ensino”. Uma reunião dos dirigentes municipais de Educação também está prevista para acontecer no último dia do Encontro.
Para a secretária de Educação de Vargem, Regina Eliane Sousa, a atividade contribuirá para auxiliar no planejamento e nas ações de educação daquele município. “Eventos como esse fortalecem as secretarias municipais de Educação e possibilitam aos gestores o repensar das políticas públicas Estamos praticamente no começo do ano, momento em que se tem muito mais expectativa para a área da Educação”, enfatizou.
Estiveram presentes à solenidade de abertura a secretária de Estado da Educação, Áurea Prazeres; a coordenadora estadual do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Eliana Almeida; o presidente do Conselho Municipal de Educação de São Luís, Roberto Mauro Gurgel; e a coordenadora da Escola de Gestão da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem), Tami Cunha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário