sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Parceria garante sistema produtivo a mulheres da zona rural do Maranhão


Cerca de três mil mulheres do Maranhão serão beneficiadas pelo Sisteminha Embrapa, programa que garante à população do meio rural acesso a uma tecnologia inovadora de produção integrada de alimentos. A primeira etapa da proposta será colocada em prática por meio de parceria entre as secretarias da Mulher (Semu) e Agricultura Familiar (SAF).

Adelmo Soares, sec. agricultura familiar
A ação vai priorizar mulheres trabalhadoras da zona rural que moram nos 30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no estado. Elas terão um crédito de R$ 2.700,00 e um cartão corporativo para receberem o valor em parcelas. Além disso, receberão assistência técnica e participarão de políticas públicas de enfrentamento à violência. Um mapeamento dessas políticas foi iniciado nos locais que receberão o benefício.

Laurinda Pinto, sec. da mulher
A parceria entre as duas secretarias foi consolidada em uma reunião, este mês, entre os secretários Adelmo Soares (Agricultura Familiar) e Laurinda Pinto (Mulher) e técnicos das duas pastas para avaliar formas de estimular a autonomia econômica das mulheres do campo. “A ideia é mostrar a elas a possibilidade de melhorar a organização produtiva”, afirmou Laurinda Pinto.

O secretário de Agricultura Familiar, Adelmo Soares, informou que serão disponibilizados 90 técnicos do Instituto de Agronegócios do Maranhão (Inagro) para a ação. Eles serão capacitados por técnicos da Semu para atuarem nos municípios contemplados.


Nenhum comentário:

Postar um comentário