O curso superior de Licenciatura em
Pedagogia da Terra, promovido pelo Programa Nacional de Educação na Reforma
Agrária (Pronera) no estado do Maranhão entra na reta final. Teve início nesta
quinta-feira (15) e segue até sábado (17) de janeiro, o I Seminário de
Encerramento e Avaliação do Projeto, que tem a parceria da Universidade Federal
do Maranhão (UFMA), Colégio Universitário da UFMA (Colun), do Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) e da Associação das Áreas de Assentamento
do Maranhão (ASSEMA).
O evento acontece no auditório
central da UFMA, no Campus do Bacanga, em São Luís. Além de realizar uma ampla
discussão e avaliação sobre o desenvolvimento do projeto, 68 alunos defenderão,
nos dias 16 e 17, as monografias para conclusão do Curso de Pedagogia da Terra.
Durante a solenidade de abertura do seminário o superintendente do Incra-MA,
Jowberth Alves, ressaltou a importância do Pronera para os assentados da
reforma agrária. “Os alunos que estão concluindo este curso tem uma grande
responsabilidade com a socialização do conhecimento adquirido. Precisam ser
agentes de transformação no campo”, disse.
O superintendente também ressaltou a
necessidade de inserir a Secretaria Estadual de Educação como parceira do
Pronera, e para isso, disse que iniciará articulações com o objetivo de
concretizar essa parceria e dessa forma ampliar o programa para mais
comunidades.
A pró-reitora de Assuntos Estudantis,
Cenidalva Miranda de Sousa Teixeira, que representou o reitor da UFMA na
solenidade, destacou a importância da parceria entre a universidade e o Incra,
que já dura 16 anos e, enfatizou, que a universidade está organizando no Campus
da UFMA no município de Bacabal, em um polo que concentrará a educação do
campo.
Também participaram da mesa de
abertura Evangelina Noronha, da Fundação Sousandrade, Diana Diniz e Conceição
Lobato, coordenadoras do curso de Pedagogia da Terra, Jonas Borges,
representante do MST e Ana Cleuma Miranda, representante da ASSEMA.
Após a solenidade de abertura, o
seminário seguiu com a realização da conferência de abertura, proferida pelo
professor Rafael Villas Boas, da Universidade de Brasília (UNB).
Cooperação
O curso de Pedagogia da Terra foi
formalizado através de um Termo de Cooperação Técnica celebrado em dezembro de
2008, entre o Incra/UFMA/MST/ASSEMA. Foram ofertadas 100 vagas para assentados
e filhos de assentados, que garantiram ingresso no curso por meio de
vestibular.
As aulas ocorreram em regime de
pedagogia da alternância, com etapas presenciais realizadas no Campus da UFMA
de Bacabal e etapas do tempo comunidade, quando os alunos desenvolveram as
atividades pedagógicas no assentamento com o acompanhamento de monitores. Todo
o projeto foi orçado no valor de R$ 1,8 milhão.
Pronera
O Programa Nacional de Educação na
Reforma Agrária – Pronera é uma política pública do Governo Federal, executada
pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) desde o ano de
1998. Esse Programa vem oportunizando a milhares de trabalhadores rurais
assentados e seus filhos, o direito à educação pública e gratuita. O Pronera no
Maranhão já ofereceu cursos de alfabetização de jovens e adultos; magistério;
cursos técnicos e nível superior.
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