quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Conselho Empresarial começa a definir pautas para a política de desenvolvimento econômico do Estado

Na primeira reunião do Conselho Empresarial do Maranhão (Cema), instalado ontem pelo governador Flávio Dino (PCdoB), os dirigentes das entidades patronais com assento no colegiado receberam informações sobre o funcionamento de cada uma das câmaras setoriais, voltadas para as ações nos setores da indústria e comércio,  mineral, agroindústria, micro e pequenas empresas, gás e energia etc. Ficou definido que cada entidade vai procurar seus respectivos secretários, a fim de darem andamento em suas propostas, devendo os resultados serem apresentados na próxima reunião, marcada para o dia 23 de fevereiro.
Ainda no encontro o diretor do Instituto Maranhense de Estudos Econômicos e Sociais (Imesc), Felipe de Holanda, fez um explanação sobre o cenário econômico nacional e estadual. Com base na suas explanação, o secretário de Desenvolvimento, Indústria e Comércio, Simplício Araújo, observou que "estamos com um quadro econômico difícil no âmbito nacional e internacional e é importante o alinhamento interno, por meio das câmaras setoriais".”
O conselho é um espaço deliberativo que garante a participação efetiva de investidores maranhenses na definição de ações públicas de desenvolvimento. As ações serão focadas em diferentes segmentos, representados no conselho por câmaras setoriais que abrangerão os setores de turismo, agronegócio, energia e gás, minério, metalurgia, comércio e serviços e infraestrutura. Em cada câmara haverá representantes do Governo do Estado e de setores da iniciativa privada. Outra atribuição do conselho é definir estratégias de inovação tecnológica e também apoio e fomento às micro e pequenas empresas.
Para a próxima reunião, devem ser apresentados pelos secretário os resultados das seguintes demandas: aumento do diferencial da tabela do Simples, desonerações de impostos de alguns produtos, definição de uma política de valorização das micro e pequenas empresas, ampliação das compras governamentais e outros temas debatidos.
Fonte: Aquiles Emir


Nenhum comentário:

Postar um comentário