segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Flávio Dino e a ministra Kátia Abreu debatem projetos para agricultura no MA

Honaiser(Sagrima) Kátia Abreu(Mapa) com o Flávio Dino
O governador Flávio Dino e o secretário de Agricultura do Maranhão, Márcio Honaiser, estiveram no Ministério da Agricultura e do Abastecimento para debater com a ministra Kátia Abreu soluções para o aumento e a diversificação da produção maranhense. A ministra apresentou aos representantes do Governo do Maranhão o planejamento feito pelo ministério para investimentos na região conhecida por MAPITOBA (área que integra Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia).
Com investimentos na infraestrutura rodoviária, ferroviária, de energia e de escoamento e armazenagem da produção, o projeto do Governo Federal deverá ter grande impacto no Maranhão. A ministra pediu o empenho do Maranhão no projeto e teve retorno positivo do governador e do secretário, que garantiram que o Governo do Estado vai atuar como colaborador para garantir as condições de agilidade para a viabilização das obras.
A atenção ao MAPITOBA vai garantir que a produção da “última fronteira agrícola do mundo” tenha maior circulação e possa ser exportada com agilidade e qualidade. Segundo Kátia Abreu, a região é prioridade para o Governo Federal, já que tem possibilidade de alavancar a produção brasileira e garantir a circulação de renda no país.
“Os investimentos previstos pelo MAPITOBA são reestruturantes para o nosso estado. Com o incremento da produção e da infraestrutura, fazemos os indicadores sociais crescerem, integrante produção, emprego e renda,” disse o governador à ministra durante a reunião.
Além dos novos projetos que devem ser realizados em sintonia entre Estado e União, a visita ao Ministério propiciou debates sobre o Porto do Itaqui, a inauguração do Terminal de Grãos e obras estruturantes para que a produção agrícola do Maranhão possa circular. Entre as reivindicações do Governo do Estado, estão a reestruturação das BR 010 e 235, além da recuperação da rodovia estadual MA-006, que corta o Estado do sul ao norte.
A visita ao Ministério da Agricultura e Abastecimento fez parte de uma agenda extensa do Governo do Maranhão em busca de parcerias para garantir o crescimento do Estado na área social nos próximos anos. Acompanhado de secretários das pastas relacionadas, Flávio Dino visitou também os ministérios das Cidades, da Ciência e Tecnologia, do Desenvolvimento Agrário e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.


Nenhum comentário:

Postar um comentário